Publicado em 26 mai 2020

A Qualidade do sistema de aquecimento solar (SAS) em circuito direto

Redação

O SAS pode ser definido como aquele em que a água aquecida pelos coletores solares é gerada, armazenada em um reservatório térmico e distribuída diretamente aos pontos de consumo. Prevê-se junto ao reservatório térmico uma fonte de calor complementar, usualmente gás ou a energia elétrica para os dias de energia solar insuficiente para o alcance da temperatura da água desejada. A concepção hidráulica de um sistema de aquecimento de água solar convencional contempla colunas de distribuição que alimentam diretamente os ambientes sanitários em que serão realizadas as atividades de consumo. Apresenta a vantagem de distribuir a água quente da fonte aos pontos de consumo pelo menor trajeto, consumindo menor quantidade de materiais na execução e possibilitando menores perdas de calor para o meio ambiente. No entanto, esta concepção não favorece a adequada instalação da medição individualizada. Isso se deve ao fato de que é necessária a instalação de mais de um medidor em cada unidade autônoma, em locais muitas vezes de difícil acesso, dificultando o sistema de leitura e suas manutenções corretivas e preventivas. Para ter conformidade, o SAS deve ter o seu projeto e sua instalação considerando os aspectos de concepção, dimensionamento, arranjo hidráulico, instalação e manutenção, onde o fluido de transporte é a água.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Existem dois tipos principais de sistema de aquecimento de água: o direto e o indireto. Em um sistema indireto, o fluido como anticongelante é aquecido e depois passado através de um trocador de calor instalado no tanque de água. O calor do fluido aumenta a temperatura da água no tanque e a água no tanque resfria o fluido pronto para ser repassado ao redor do sistema novamente para aquecimento adicional.

A opção menos complicada é o aquecimento direto, no qual a água a ser aquecida passa por todo o sistema que pode ser montado por qualquer pessoa com um nível intermediário de proficiência. O sistema de circuito direto traz a simplicidade de instalação e baixo grau de aplicação de tecnologias (com exceção dos coletores) e consiste no sistema mais comumente empregado no país.

No entanto, torna-se complexo a partir do momento em que é aplicado em edifícios altos e populosos, quando se faz necessário o armazenamento de grandes volumes de água quente e a divisão do sistema hidráulico em zonas de pressão diferentes. Quando associado à medição individualizada de água, torna necessária a instalação de medidores na tubulação que conduz água quente, com eficiência de medição de água somente em casos particulares.

Dessa forma, pode-se dizer que a energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas ...

Artigo atualizado em 26/05/2020 06:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica