Os ruídos provenientes do sistema ferroviário
Redação
O sistema de transporte ferroviário deve prever níveis de pressão sonora com banda A de oitava perto dos trens que passam. Este é o primeiro passo na estimativa de ruído em qualquer área de impacto potencial e na seleção subsequente entre as alternativas de projeto de redução de ruído. O ruído da locomotiva é amplamente limitado à faixa de 75 a 95 dB (A) a 30 m para todas as velocidades. Para vários vagões na pista de lastro e lastro de pedra, a tendência dos dados sugere que os níveis de som devem ser ponderados, pois aumentam uniformemente com a velocidade na faixa de velocidade dos dados disponíveis, atingindo 400 km/h. A uma determinada velocidade, esses dados normalmente têm uma faixa de nível de ruído de 15 dB. Os dados mostram um aparente menor limite de ruído entre as rodas de aço nos veículos ferroviários em operação atualmente. Os espectros de banda de oitava são fornecidos em relação aos níveis A para vários tipos de locomotivas e vagões. Esses dados recentes discordam de alguns espectros médios baseados em dados de 1970 e anteriores. As medições e estimativas relatadas das reduções do nível de ruído de vários fatores de projeto de locomotivas, vagões e trens são tabuladas e os dados exibem dispersão considerável. Dessa forma, para estimar a redução do nível de ruído devido a combinações de tratamentos ou para estimar a redução da banda de oitava, os procedimentos e os dados úteis são limitados. Para fornecer informações mais precisas sobre o projeto, os experimentos futuros devem levar em conta, deterministicamente ou estatisticamente, todos os fatores que influenciam o ruído medido, incluindo alguns discutidos aqui, que nem sempre podem ser controlados pela equipe de teste ou pelas decisões da equipe de design. Deve-se entender os descritores sonoros para análise de níveis de pressão sonora provenientes de sistema de transporte ferroviário; procedimentos para execução de medições dos níveis de pressão sonora provenientes de sistema de transporte ferroviário.
Da Redação –
Os sistemas de transporte ferroviários estão entre os tipos de transporte mais ecológicos, pois praticamente não poluem o meio ambiente porque a descarga de substâncias nocivas é mínima e faz o uso eficiente dos recursos energéticos. Contudo, juntamente com as vantagens, também existem desvantagens. O maior problema dos trens é o aumento do ruído, que incomoda os moradores de casas, situadas próximas aos trilhos.
De acordo com os padrões sanitários, o nível máximo de pressão sonora admissível em territórios adjacentes às residências não deve exceder 70 dBA (das 7h às 23h) e 60 dBA (das 23h às 7h). Mas, de fato, o trem que passa proporciona um aumento de ruído de 80 a 90 dB. Por exemplo, os trens russos são mais barulhentos que os modelos europeus de transporte ferroviário, 7 a 10 dBA a mais.
As características do ruído do transporte ferroviário com uma intensidade de tráfego de 3-4 pares/hora a uma distância de 25 m é de 71 a 82 dBA, dependendo do tipo de tráfego (trens de passageiros ou de carga). É por isso que o alto impacto acústico causado pelo movimento do transporte ferroviário é um problema urgente para todas as cidades, especialmente para as grandes cidades.
O monitoramento contínuo de ruídos e o monitoramento constante de níveis excedentes em comparação com os limites estabelecidos permitem evitar a ocorrência dos problemas. O sistema automatizado para medir o ruído acústico garante o monitoramento e ...