Publicado em 29 set 2020

A proteção na capotagem de tratores de rodas de uso agrícola e florestal

Redação

A agricultura pode ser uma ocupação perigosa com o uso regular de vários tipos de veículos, máquinas e equipamentos. Muitos problemas de saúde e segurança em uma fazenda surgem de veículos e maquinários, por isso é importante que todos devem saber como prevenir problemas potenciais. Todos os veículos agrícolas, maquinários e equipamentos devem ser seguros para uso, não representarem perigo para a saúde e devem ser adequados para seus trabalhos específicos. Existem vários riscos para a saúde ao trabalhar com veículos e máquinas agrícolas: escorregões e quedas - por exemplo, causados pelo uso de calçados inadequados ou trabalho em superfícies escorregadias; ossos fraturados - por exemplo, causados por quedas ou veículos capotados; amputações - por exemplo, causadas pelo uso de roupas impróprias ou inadequadas perto de máquinas ou falha no uso de equipamentos de segurança; ferimentos na cabeça - por exemplo, causados por veículos capotados ou freios de veículos com defeito; lesões por esmagamento - por exemplo, causadas por freios com defeito, veículos que não estão na marcha adequada ou capotamento; contato com linhas de energia elétrica suspensas - por exemplo, causado por trabalhar muito perto de linhas de energia; e ferimentos fatais. Assim, pode-se evitar os acidentes e os riscos à saúde seguindo estritamente as boas práticas. Eles não são obrigatórios, mas pode-se achá-los úteis ao considerá-los em todas as suas atividades agrícolas: certifique-se de que todas as máquinas são devidamente mantidas e reparadas; uso de roupas e calçados adequados, nomeadamente botas de segurança; ler e compreender o manual de instruções de qualquer maquinário que você vai usar; amarrar o cabelo comprido para trás; remover qualquer joia que possa ficar presa na máquina; usar cinto de segurança - este é um requisito legal; certificar de que o freio de mão da máquina está aplicado; usar a parada segura quando necessário - ou seja, o freio de mão está ativado, os controles estão em ponto morto, o motor está desligado, a chave é removida mantenha as máquinas limpas e sem lama; remover as ferramentas soltas e outras peças de equipamento de dentro das cabines; verificar se há observadores e crianças ao manobrar ou operar máquinas; não trabalhar perto de linhas elétricas baixas; e familiarizar-se com o terreno em que está trabalhando. O ensaio de estruturas de proteção na capotagem (EPC) para tratores agrícolas e florestais de rodas visa minimizar a probabilidade de lesão ao condutor resultante do tombamento acidental do trator durante a operação normal (por exemplo, trabalho no campo) do trator. Deve-se entender um método de ensaio dinâmico e as condições de aceitação para estruturas de proteção na capotagem (cabine ou estrutura) de tratores de rodas de uso agrícola e florestal.

Da Redação – 

Os tratores são a principal causa de mortes acidentais nas fazendas. Ao longo dos anos, muitos agricultores, trabalhadores agrícolas e outras pessoas que viviam ou visitavam fazendas foram mortos ou gravemente feridos ao cair de tratores em movimento, serem atropelados por tratores ou serem esmagados quando um trator rola de lado ou para trás. Dessa forma, deve-se verificar regularmente os perigos relacionados com tratores, implementos acoplados e condições de campo. As áreas de risco podem incluir peças mecânicas, treinamento do operador, outras pessoas, procedimentos de trabalho, levantamento inseguro, condições climáticas, produtos químicos usados, terreno irregular e quaisquer outras causas potenciais de um ferimento ou um incidente perigoso. Deve-se manter um registro para garantir que os perigos identificados sejam avaliados e controlados.

Assim que um perigo potencial for identificado, deve-se avaliar a probabilidade de ocorrência de um ferimento ou incidente perigoso. Por exemplo, o risco para as crianças que brincam perto de um trator varia, dependendo do que o operador do trator está fazendo, quão perto estão do trator e se o operador sabe que elas estão lá. Considerar as maneiras de minimizar o risco.

Ao planejar a manutenção do trator, verificar se o equipamento certo está disponível para levantamento seguro, remoção de rodas e outras tarefas. As pessoas que executam o trabalho devem ter experiência e dev...

Artigo atualizado em 29/09/2020 05:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica