Os atributos normativos obrigatórios para a direção dos tratores agrícolas
Redação
Um trator agrícola é um veículo autopropelido, de rodas e possui pelo menos dois eixos ou esteiras, cuja função depende essencialmente de sua força de tração, e que é especialmente projetado para tracionar, empurrar, transportar ou acionar determinados implementos, máquinas ou reboques destinados ao uso na agricultura ou em florestas. Este trator pode ser disposto para transportar uma carga e/ou acompanhantes, conforme especificado na NBR ISO 23205. Seu equipamento de direção envolve todos os componentes cuja finalidade é determinar o sentido de movimento do trator, que inclui o controle de direção, a transmissão de direção, as rodas direcionais ou esteiras, e o suprimento de energia, se houver. O controle de direção é uma parte do equipamento de direção que controla a operação da direção, sendo que ele pode ser operado com ou sem a intervenção direta do condutor. Para o equipamento de direção no qual as forças de direção são providas exclusivamente ou parcialmente pelo esforço muscular do condutor, o controle de direção inclui todas as partes da interface do condutor até o ponto onde o esforço sobre a direção é transformado por meios mecânicos, hidráulicos ou elétricos. A transmissão de direção deve incluir todas as partes do equipamento de direção que provê os meios de transmitir as forças da direção entre o controle de direção e as rodas ou esteiras direcionais. Incorpora todas as partes do ponto onde o esforço sobre o controle da direção é transformado por meios mecânicos, hidráulicos ou elétricos. A transmissão de direção é dividida em duas funções independentes: a transmissão de controle e a transmissão de energia. Quando o termo transmissão de direção ou transmissão for utilizado isoladamente, ele engloba a transmissão de controle e a transmissão de energia. Uma distinção é feita entre os sistemas de transmissão mecânica, elétrica e hidráulica. Há parâmetros normativos obrigatórios para o desempenho e de segurança para os modos de direção normal e de emergência de tratores agrícolas, que se aplicam aos tratores que tenham uma velocidade máxima de projeto, medida de acordo com a NBR ISO 3965, não superior a (60 ± 3) km/h.
Da Redação –
Os tratores agrícolas quando são usados em terrenos acidentados, como campos escorregadios e passagens íngremes, terrenos potencialmente perigosos, a sua instabilidade da direção induzida por saltos e deslizamentos pode causar acidentes de capotamento. A instabilidade da direção também pode deteriorar a precisão do rastreamento da trajetória em tratores de condução autônoma. Em algumas simulações, a velocidade de deslocamento do trator, o coeficiente de atrito estático, o comprimento do relevo e o raio de giro foram considerados como parâmetros de controle. Um teste de giro pode ser realizado para investigar o desempenho básico de direção. Os ressaltos e deslizamentos causados pelo excitador de perturbação reduziram a força de curva a zero, o que levou a um desvio da trajetória de viragem da trajetória desejada.
Um sistema de controle eletrônico seria a combinação de unidades projetadas para cooperar na produção da função de controle declarada do trator por processamento de dados eletrônicos, sendo que esses sistemas, muitas vezes controlados por software (programas de computador), são construídos a partir ...