Publicado em 24 nov 2020

A conformidade das baterias estacionárias para energia fotovoltaica

Redação

As baterias armazenam e produzem energia conforme necessário e, em sistemas fotovoltaicos, capturam a energia excedente gerada pelo seu sistema para permitir que se armazene energia para uso no final do dia. Como as tecnologias de células de combustível, uma bateria converte energia química em energia elétrica. As baterias recarregáveis também convertem energia elétrica em energia química. Dependendo do sistema fotovoltaico específico, as baterias podem ajudar a usar mais da energia coletada pelo sistema fotovoltaico. As baterias podem fornecer energia quando as cargas elétricas exigem mais energia do que os painéis fotovoltaicos estão gerando. Isso pode ser devido à geração de menos eletricidade devido a condições climáticas adversas, uso de energia maior do que o normal ou outras anomalias com a coleta de energia fotovoltaica. As baterias também ajudam a estabelecer a tensão de operação cc para os componentes auxiliares necessários no sistema fotovoltaico. No entanto, eles podem ser caros e cada sistema precisa ser bem projetado para que valha a pena o gasto adicional. Durante o dia, o sistema fotovoltaico gera energia solar, o sistema verificará se toda a geração de energia pode ser usada para alimentação dos locais, qualquer energia excedente será usada para carregar a bateria. Assim, se a bateria já estiver carregada, o excesso de energia poderá será exportado para outros locais e à noite ou quando há baixa geração de energia. Usa-se a bateria quando o sistema fotovoltaico gera pouca ou nenhuma energia solar. Os sistemas fotovoltaicos solares que não possuem um método de armazenamento de energia transportarão o excedente de energia para a rede elétrica local e, quando os painéis fotovoltaicos não estiverem gerando energia suficiente para as suas necessidades, a eletricidade precisará ser fornecida pela rede. Deve-se entender os requisitos técnicos e métodos de ensaios aplicados às baterias estacioná­rias aplicadas em sistemas de energia fotovoltaica (SEFV) não conectadas à rede de energia elétrica (off-grid).

Da Redação – 

No funcionamento de um sistema autônomo em off-grid, não é necessário o contato com a rede elétrica. Portanto, o sistema fotovoltaico realiza o abastecimento de energia para os aparelhos domésticos e eletrônicos de forma direta em um local específico. Aliás, é possível utilizar o sistema off-grid para a geração de energia em locais remotos, visto que, para muitas pessoas, é a maneira mais econômica e simples de gerar energia elétrica por conta de dificuldades de abastecimento na região. Desse modo, a energia gerada é armazenada em baterias instantaneamente e garante o abastecimento em períodos nos quais a luz solar está ausente.

O uso de baterias é indispensável em sistemas fotovoltaicos (FV) autônomos e a integração física de uma bateria e um painel FV em um dispositivo possibilita esse conceito enquanto facilita a instalação e o dimensionamento do sistema. Porém, a influência das altas temperaturas é um dos principais desafios de colocar um painel solar próximo a uma bateria, mas se pode selecionar uma tecnologia de bateria adequada considerando a temperatura de operação e os perfis de corrente esperados....

Artigo atualizado em 24/11/2020 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica