Publicado em 23 Feb 2021

A importância da avaliação da conformidade no Brasil

Redação

A avaliação da conformidade é, em resumo, o meio pelo qual um produto, processo, sistema ou serviço é avaliado e comparado com uma referência técnica nacional ou internacional, de forma a propiciar um adequado grau de confiança de que o mesmo atende aos requisitos pré-estabelecidos em padrões, normas e regulamentos elaborados por entes técnicos, sendo o Inmetro o mais conhecido deles.

Alessandra Costa e Claudio Torelli – 

Em tempos de discussões fervorosas sobre a chegada da tecnologia 5G no Brasil um aspecto pouco conhecido sobre segurança e qualidade ganha importante relevância. O que um brinquedo, um plugue de tomada, a roda e o pneu de um veículo, o preservativo, a segurança da informação ou mesmo esta nova tecnologia que promete revolucionar o modo que vivemos o celular têm em comum?

A resposta é simples, mas desconhecida por grande parcela da população. Fato é que todos estes itens, antes de chegarem ao consumidor final, passam por um avançado e criterioso mecanismo de avaliação da sua qualidade e desempenho comprovados através da certificação de produtos, sistemas e serviços, existente no Brasil e em cerca de outros 100 países que garantem a saúde e a segurança do cidadão e a preservação do meio ambiente.

No país, essa certificação é realizada por empresas chamadas de organismo de certificação, representadas por uma entidade nacional denominada Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), que possui o objetivo de estimular a qualificação desse método. Para isso, a instituiç...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica