Publicado em 02 Mar 2021

Os perigos das tomadas de potência (TDP) em tratores agrícolas

Redação

Grande parte dos acidentes com tratores poderia ser evitada se as máquinas e os equipamentos envolvidos no acidente fossem dotados de dispositivos de segurança, se equipamentos de proteção individual fossem utilizados e se as regras de segurança fossem observadas durante a execução das tarefas. No projeto de máquinas, o princípio fundamental de segurança é o de que ela seja apta a realizar sua função sem oferecer riscos às pessoas. Para isso, devem ser eliminados ou reduzidos, dentro do possível, os riscos existentes, adotadas medidas de proteção e disponibilizadas informações aos usuários sobre os riscos remanescentes. A utilização de medidas de proteção automática, como, por exemplo, o protetor do eixo cardan, deve ser preferencial em relação às que dependam da ação do operador, como prestar mais atenção, não se aproximar do eixo em movimento, etc. É importante, portanto, que se leve em conta normas e regulamentos técnicos, nacionais e/ou internacionais, que estabelecem medidas de segurança no projeto da máquina. A tomada de potência (TDP) é um eixo estriado localizado na parte traseira do trator, acima da barra de tração, tendo como função transmitir potência do motor (torque e rotação) para acionamento de máquinas agrícolas acopladas ao trator. O uso de equipamentos ligados na TDP requer atenção e cuidados específicos para se evitar a ocorrência de acidentes. Apesar dos graves acidentes envolvendo a tomada, como mutilações, óbitos, perda de membros), a TDP é um mecanismo seguro se for operado de maneira correta e com as devidas proteções. Assim, todo ajuste de equipamento deve ser realizado com o motor desligado e o eixo deve estar totalmente parado e não se deve aproximar da TDP com roupas largas/folgadas ou acessórios desnecessários como pulseiras, correntes, relógios, anel, pois podem enroscar em qualquer parte rotativa. Sempre que a tomada não estiver sendo utilizada, desligar da energia elétrica e sempre utilizar capas protetoras. Evitar as improvisações, como serviços provisórios ou gambiarras, pois elas contribuem para os acidentes. Dessa forma, é importante conhecer os requisitos de segurança para, e áreas livres ao redor de, tomadas de potência (TDP) de montagem dianteira em tratores agrícolas.

Da Redação – 

A utilização correta do conjunto motomecanizado de um trator pode gerar uma significativa economia de consumo de energia e, portanto, menor custo operacional e maior lucro para a empresa. Hoje em dia existe uma grande variedade de modelos de tratores com diferentes sistemas de rodados, diversos órgãos com funções bastante específicas, além de acessórios para fornecer maior conforto para o operador, que pode usufruir de assento estofado com amortecedores pneumáticos, cabines com ar condicionado, som ambiente e computadores de bordo, etc.

Mais importante que isso, os tratores dispõem de sistemas de segurança tais como: estrutura de proteção ao capotamento, cinto de segurança, proteção das partes móveis, alarmes e bloqueadores eletrônicos. Apesar da complexa mecânica de um trator, medidas simples e preventivas realizadas periodicamente antes ou depois das operações de campo, serão importantes na prevenção de defeitos e avarias mais graves e seguramente proporcionarão às máquinas uma vida útil mais longa e um valor residual maior. Portanto lembre-se, cuidando de sua máquina você estará cuidando da eficiência da...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica