Calculando a capacidade de levantamento das escavadeiras hidráulicas
Redação
A escavadeira hidráulica é uma máquina pesada muito utilizada para escavar e retirar materiais em diversas atividades econômicas. O grande diferencial desse equipamento está no uso de sistemas hidráulicos, que fornecem a força necessária para a sua atuação. Assim, ela consegue movimentar seu braço mecânico (lança), que trabalha em sintonia com centenas de componentes da máquina, destacando a base de condução, os chassis, as esteiras para deslocamento e a caçamba. Além disso, essa estrutura básica do equipamento pode ser complementada com a utilização de acessórios que podem ser acoplados à máquina, tais como lâminas de corte, trituradoras, brocas, marretas e garras. Dessa maneira, é possível aumentar ainda mais as possibilidades de uso desse equipamento, sendo que suas especificações técnicas variam de acordo com o modelo. Por isso, é importante pesquisar o equipamento e definir onde irá utilizá-lo. Existe um método normativo uniforme para o cálculo da capacidade de levantamento de escavadeiras hidráulicas e especifica um procedimento para verificação dos cálculos. Isso se aplica aos limites da capacidade de levantamento hidráulico e de tombamento da máquina e estabelece a capacidade nominal de levantamento para escavadeiras hidráulicas definidas na NBR ISO 7135.
Da Redação –
Em linhas gerais, as principais funções da escavadeira hidráulica são escavar e retirar materiais, como terra, entulho, aterro, etc. e, por esse motivo, a máquina pode ser utilizada em obras da construção civil, atividades mineradoras e até em aterros sanitários. Além disso, as escavadeiras hidráulicas foram projetadas para içar objetos; cavar terrenos e montanhas de materiais; revirar o solo em aterro sanitário; desobstruir canais e córregos; demolir construções; abastecer caminhões e caçambas; remover resíduos e entulhos.
O funcionamento da escavadeira hidráulica depende da atuação dos sistemas hidráulicos mais sofisticados instalados no interior do equipamento e esses sistemas são totalmente responsáveis por movimentar a escavadeira. Afinal, eles geram e transmitem força através de fluidos para todos os segmentos da máquina.
Assim, cada cilindro do equipamento, que também é capaz de transmitir os fluidos, consegue puxar ou empurrar um segmento. Porém, para que esse sistema funcione plenamente, ele depende da pressão obtida por meio de uma bomba hidráulica. A bomba hidráulica consiste em um conjunto...