Publicado em 20 out 2020

As comunicações de dados em tratores agrícolas ou florestais

Redação

A agricultura moderna visa a produção de alimentos e matérias primas de alta qualidade em quantidade suficiente para uma ampla gama de clientes. Outros objetivos consistem na preservação dos recursos e proteção do meio ambiente. Os meios para atingir esses objetivos são máquinas, equipamentos e processos com alta eficiência e eficácia. Essas máquinas e processos modernos são bastante complexos e consistem em vários subsistemas cooperantes. Além disso, a produção agrícola ocorre em um sistema aberto que tem várias relações com o seu entorno. Isso significa que as condições de estado dos sistemas circundantes, bem como as interações entre o processo de produção agrícola e seu ambiente, devem ser levadas em consideração. Os fluxos de massa ou energia devem, portanto, ser acompanhados por fluxos de informação. Isso levou à introdução de uma agricultura baseada na informação, a chamada agricultura de precisão. Este tipo de produção agrícola serve pretende um processo de produção que esteja de acordo com as exigências das plantas ou animais e se realizada de forma específica para o local ou mesmo para uma única planta. Isso resulta na necessidade de fornecer dados sobre valores de referência e variáveis controladas em grande quantidade e em curto tempo, ou seja, transmitir esses dados e processá-los. Por outro lado, novos conhecimentos, melhorias e aprimoramentos devem ser inseridos de forma simples e compatível em equipamentos técnicos e processos de produção. Além disso, a manutenção e o serviço de máquinas modernas e equipamentos de processos devem ser realizados de acordo com os tempos e circunstâncias reais de operação. Isso também requer a amostragem, transmissão e processamento de dados de forma compatível, uma vez que os dados podem ser gerados, transmitidos e processados em unidades diferentes. Em suma, a transmissão de dados compatível é condição necessária para o cumprimento de todos os objetivos formulados acima. A tecnologia de comunicação, portanto, serve como a espinha dorsal da agricultura de precisão. Deve-se considerar os fluxos de informação em diferentes áreas da produção agrícola, bem como sua realização física e lógica. A agricultura e a sua inserção em várias influências se encontram em um ambiente com várias influências e efeitos mútuos, como, por exemplo, as propriedades e o estado do solo; efeitos biológicos e engenharia genética; finanças e comércio; exigências de qualidade e quantidade de produtos; pesquisa e desenvolvimento; legislação e regulamentação; condições climáticas; armazenamento, conservação e processamento posterior; emprego, educação e saúde do pessoal; engenharia (agrícola), incluindo mecatrônica; tecnologia da informação; condições temporais reais. Por tudo isso há uma busca em padronizar o método e o formato de transferência de dados entre sensores, atuadores, elementos de controle, unidades de armazenamento e exibição de informações, montados ou se forem parte do trator ou implemento.

Da Redação – 

As máquinas agrícolas estão sendo cada vez mais equipadas com um barramento de dados para a troca de informações entre diferentes dispositivos, como um computador de tarefas, terminal virtual, controladores de implementos, sensores e atuadores. Essa troca de informações requer uma padronização. Para atender às demandas da agricultura de precisão, a produção deve ser controlada de forma suficientemente precisa. Isso leva a um uso intensivo de equipamentos de medição e controle.

Esses sistemas eletrônicos complexos só podem cooperar com eficiência se seus vários componentes forem capazes de se comunicar e trocar dados automaticamente. O uso de informações reais requer uma transmissão eletrônica de dados. As escalas de tempo dos fluxos de informações são muito diferentes: a consideração de novos regulamentos geralmente requer tempos de resposta de semanas ou meses, enquanto o controle dos processos de aplicação no campo desce para vários milissegundos. Essas diferentes escalas de tempo levam ao uso de diferentes meios de transmissão.

O uso automatizado dos dados transmitidos só é possível se a estrutura e definição dos objetos de dados forem totalmente conhecidas. A agricultura vai ter que enfrentar a situação de que outro fornecedor comercial ou outro cliente financeiramente mais forte vai estar definindo a estrutura e o conteúdo dos dados. A agricultura, portanto, tem que alinhar suas demandas com as convenções estabe...

Artigo atualizado em 20/10/2020 04:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica