Publicado em 03 jan 2023

O desempenho e a segurança normativas dos guinchos auxiliares de tração

Redação

O guincho auxiliar de tração é um sistema integrado que trabalha com a transmissão e acrescenta tração em ladeiras e condições exigentes. Alguns sistemas usam um guincho do tipo cabrestante com um tambor separado de armazenamento do cabo. Isso é essencial para um enrolamento suave e confiável e uma vida útil longa do cabo. O controle remoto incluído permite ao operador iniciar a máquina e a bobina do cabo a partir do solo, sem assistência de um segundo operador. O pacote todo é integrado no chassi traseiro com um projeto compacto. Assim, o guincho auxiliar de tração é um equipamento que ajuda na redistribuição da potência do equipamento, transferindo parte da tração das rodas para um ponto de ancoragem. Nesse desafio, foi necessário utilizar tecnologia de automação e sincronizar o guincho com o sistema de tração do harvester e forwarder, permitindo um controle operacional integrado do conjunto, garantindo a máxima eficiência da máquina. Entendido o conceito técnico e viabilizado por meio da engenharia, foi preciso tornar essa operação adequada, do ponto de vista de segurança e ergonomia. Então, o plano de rigging que é uma técnica para planejamento de cargas em máquinas de elevação e transporte, até então nunca utilizada na área florestal, foi aplicado para auxiliar na engenharia de processo e determinar a segurança de cada etapa operacional. O produto dessa combinação de tecnologia mais guincho, rigging e técnicas de engenharia de processo é a real possibilidade na aplicação florestal de um equipamento que, instalado nos equipamentos harvester (trator de grande dimensão, capaz de derrubar, desgalhar, traçar e empilhar a madeira extraída) e forwarder (máquina utilizada na colheita florestal para transportar toras de madeira recém-cortadas), permitiu aumentar a capacidade de tração e, consequentemente, locomoção em terrenos nunca transpostos por máquinas ou por qualquer outro equipamento sobre rodas ou esteiras. Dessa forma, os harvesters e forwarders equipados com guinchos demandam ser ancorados em cepas de toras previamente escolhidas ou em âncoras artificiais, de acordo com o plano técnico de ancoragem, permitindo uma operação completamente segura. Há definições normativas obrigatórias sobre as dimensões e de desempenho e segurança para os guinchos auxiliares de tração utilizados na silvicultura para auxiliar máquinas suportadas durante as operações em aclives e declives (tracionamento e frenagem).

As áreas de florestas plantadas vêm crescendo muito no Brasil, chegando a mais 8,74 milhões de hectares, correspondendo a 91% de toda a madeira produzida para fins comerciais. Além disso, a expansão do setor florestal está associada às condições edafoclimáticas favoráveis, à disponibilidade de terras e a tecnologia empregada pelas empresas nacionais. Entretanto, para a manutenção destas condições favoráveis, torna-se importante a realização de estudos para a regularização da produção e a otimização dos recursos disponíveis.

A colheita de madeira é composta pelas etapas de corte e extração, apresentando grande importância econômica no processo produtivo, pois representa acima de 50% do custo final da madeira. Dentro do processo de colheita da madeira, a extração é a etapa de maior complexidade, consistindo da remoção da madeira do interior até a margem do talhão ou pátio intermediário. É influenciada por diversas variáveis operacionais, que interferem diretamente na produtividade e nos custos de produção, tais como: experiência do operador, volume da madeira, espaçamento, declividade do terreno, distância de extração, comprimento da madeira, ti...

Artigo atualizado em 04/01/2023 10:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica