Publicado em 09 jan 2024

A fabricação conforme dos aços para forjamento a quente em matriz

Redação

A peças de formas complexas ou de precisão não podem ser obtidas por técnicas de forjamento livre, exigindo matrizes especialmente preparadas que contenham o negativo ou o contorno da peça a ser produzida. Tais matrizes são caras, exigindo, na maioria das vezes, alta produção para justificar o seu custo. A obtenção de um formato complexo normalmente não é possível com uma única etapa de trabalho, exigindo uma ou mais etapas de pré-forjamento. As etapas de pré-forjamento podem ser efetuadas com o auxílio de superfícies especialmente usinadas no próprio bloco das matrizes, ou em equipamento separado, ou mesmo por meio de outros processos como a laminação. Assim, o forjamento é uma operação de conformação mecânica para dar forma aos metais através de martelamento ou esforço de compressão (prensagem), tendendo a fazer o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo. Atualmente cerca de 80% dos produtos manufaturados sofrem uma ou mais operações de conformação para a obtenção de peças com formas úteis, tais como tubos, barras, chapas finas além de peças com seu formato final. Existem as condições normativas exigíveis para a encomenda, fabricação, fornecimento e recebimento de aços laminados ou forjados, a quente, destinados a forjamento a quente de peças em matriz.

Da Redação – 

No processo de produção de forjamento, a matriz de forjamento a quente precisa suportar os efeitos repetidos de alta temperatura, alta pressão e carga de impacto, e muitas vezes falha devido ao desgaste rápido e rachaduras por fadiga térmica. Os métodos tradicionais de remanufatura apresentam problemas como alto consumo de aço para forjamento a quente, longo ciclo de remanufatura e baixa eficiência, resultando em alto custo da matriz para forjamento a quente.

No processo de matriz aberta, as peças de metal são aquecidas e moldadas entre uma matriz superior e uma matriz de base. Existe a conexão a uma bigorna de martelo ou a uma base de pressão. As peças metálicas são aquecidas acima das suas temperaturas de recristalização. São ainda moldadas de forma constante na configuração selecionada através do martelamento ou pressão da peça de trabalho.

Este é o processo mais utilizado para produção de barras, faixas, anéis. Também pode ser considerada a opção final na personalização pretendida de componentes metálicos especiais. É importante destacar que para o uso do processo em matriz fechada é necessário um...

Artigo atualizado em 09/01/2024 11:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica