A preparação das superfícies de aço-carbono com jateamento abrasivo ou hidrojateamento
Redação
Nessa nova edição da norma, deve-se entender os procedimentos para a preparação de superfícies de aço-carbono, por meio de jateamento abrasivo seco ou úmido, ou hidrojateamento à ultra-alta pressão (acima de 30.000 psi), para aplicação de tintas e revestimentos. O hidrojateamento deve ser utilizado apenas para superfície que tenha sofrido jateamento abrasivo. Os abrasivos devem apresentar geometria e granulometria adequadas, de modo a conferir à superfície o perfil de rugosidade especificado. Por isso, estabelece-se o procedimento para preparação de superfícies de aço-carbono, por meio de jateamento abrasivo seco ou úmido, ou hidrojateamento à ultra-alta pressão (acima de 30.000 psi), para aplicação de tintas e revestimentos.

Da Redação –
Para o procedimento de preparação da superfície, deve-se remover terra, salpicos de cimento, sais, limo e qualquer outro contaminante (salvo graxa e óleo), mediante ação de escovas de fibra ou arame, pela raspagem, por hidrojateamento, ou pela aplicação de soluções de limpeza alcalinas, com posterior enxágue com água doce ou pelo emprego de uma combinação desses métodos. Quando existir a presença de corrosão em placas, é conveniente removê-la com o emprego de ferramentas manuais ou mecânicas, conforme a NBR 15239.
Remover óleo, graxa e outros contaminantes em conformidade com os métodos estabelecidos na NBR 15158. Remover carepa de laminação, corrosão, pintura antiga e outros contaminantes, de acordo com o grau de preparação especificado no esquema de pintura por um dos seguintes processos: jateamento abrasivo seco; jateamento abrasivo úmido; e hidrojateamento.
O hidrojateamento deve ser utilizado apenas para superfície que tenha sofrido jateamento abrasivo. Os abrasivos devem apresentar geometria e granulometria adequadas, de modo a conferir à superfície o perfil de rugosidade especificado.
A N...