Publicado em 31 out 2023

Os respiradores de linha de ar comprimido com capuz para jateamento

Redação

O respirador para uso em operações de jateamento possui um capuz de proteção que possui visor resistente a impactos e um blusão cobrindo os ombros e a parte superior do peito. O ar respirável é suprido ao usuário por uma fonte de ar não transportada pelo mesmo. É composto por uma peça facial, capuz ou capacete, blusão, blusão, touca ou roupa inflável ligados por uma mangueira de suprimento de ar por meio de um engate rápido a um compressor. Ou ainda, a fonte de suprimento de ar respirável pode ser uma bateria de cilindros com ar comprimido armazenado a altas pressões (cascata), válvulas redutoras e reguladores de pressão para suprir a demanda por meio das mangueiras. Dessa forma, um respirador somente pode ser considerado como satisfazendo os requisitos normativos quando os seus componentes satisfazem os parâmetros especificados em uma norma completa ou parte dela aplicável; e o respirador completo foi submetido e aprovado nos ensaios de desempenho prático. Há especificações normativas para os respiradores de linha de ar comprimido com capuz, para uso em operações de jateamento com sólidos abrasivos e, para avaliar a observância dos requisitos especificados na norma, estão incluídos os ensaios de laboratório e os de desempenho prático. Se por alguma razão o respirador completo não puder ser ensaiado, é permitida a substituição de componentes, desde que as características respiratórias e de distribuição de massa sejam semelhantes nos dois respiradores.

Da Redação – 

Esse tipo de respirador é formado por um capuz e blusão que proporciona proteção respiratória e proteção à cabeça do usuário, ombros e a parte superior do peito contra o ricochete de materiais abrasivos. O capuz e o blusão recebem ar respirável, como definido na NBR 12543, provindo de uma fonte de ar comprimido, via um redutor de pressão, se existente, uma mangueira de suprimento de ar, uma válvula de fluxo contínuo, se existente, e uma traqueia ou tubo flexível.

Todos os materiais empregados na construção devem ter adequada resistência mecânica, durabilidade e resistência à deterioração pelo calor. Os materiais que possam entrar em contato com a pele ou possam afetar a qualidade do ar inalado não devem causar irritação da pele ou efeitos adversos à saúde.

O acabamento de qualquer parte do respirador que possa entrar em contato com o usuário deve ser isento de rebarbas ou cantos vivos. A observância de tudo isso deve ser feita por inspeção visual e no ensaio de desempenho prático conforme descrito na norma. Os materiais usados devem resistir aos agentes de limpeza e higienização recomendados pelo fabr...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica