Publicado em 09 mar 2021

A conformidade das mangueiras para bomba de abastecimento de combustíveis

Redação

Há potenciais riscos no processo de armazenamento de combustível e abastecimento de veículos, possibilitando a identificação, planejamento e implementação de medidas de controle e tomada de decisão. Os resultados possibilitarão observar os riscos de danos pessoais e materiais graves gerados por incêndio ou explosão, contaminação do solo por vazamento ou liberação acidental de combustível. Deve-se levar em conta que todos os cenários identificados possuem ações de controle implementadas o que mostra que um posto de abastecimento bem instalado pode ser seguro, principalmente quando nenhum risco com classificação não tolerável é observado. Um acidente nesses locais pode afetar não somente os equipamentos e trabalhadores, mas o ambiente periférico à área de operação, prejudicando as comunidades vizinhas e seus habitantes direta ou indiretamente visto que, por exemplo, mesmo que um impacto como uma explosão não atinja os moradores das circunvizinhanças o potencial de poluição poderá atingi-los. Impedir que acidentes graves ocorram neste cenário é fundamental para evitar não somente perda de inventário, mas também relativa aos trabalhadores, a sociedade nas regiões limítrofes do empreendimento e ao meio ambiente. Por isso, deve-se entender os requisitos mínimos para três tipos de mangueiras em duas categorias e duas classes de conjunto de mangueiras utilizadas em bombas de abastecimento de combustíveis líquidos, e conjunto de mangueira coaxial para sistema de recuperação de vapor.

Da Redação – 

Várias são as atividades envolvidas com o manuseio de combustíveis que exigem a utilização de EPI, que variam conforme o tipo de atividade. De uma maneira geral, dentre os EPI necessários pode-se destacar os capacetes, os uniformes, a proteção facial, a proteção auricular, as máscaras respiratórias, os óculos de segurança, as luvas, os calçados de proteção, a roupa impermeável, etc.

Durante a operação dos postos de combustíveis podem ocorrer situações de emergência que necessitem de ações de primeiros socorros. Devido ao manuseio constante de gasolina, álcool etílico e óleo diesel pode ocorrer ingestão, inalação e/ou contato com os olhos ou com a pele destes produtos.

No caso de inalação deve ser seguida uma série de procedimentos de acordo com o estado da vítima. Esta deve ser removida para um local arejado. Se esta não estiver respirando, deve-se aplicar respiração artificial. Caso a vítima esteja respirando com dificuldades deve ser aplicado oxigênio. Para o caso de contato com a pele, a vítima deve imediatamente retirar todas as roupas e sapatos contaminados e lavar a pele com água em abundância, ...

Artigo atualizado em 09/03/2021 06:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica