Publicado em 16 jul 2024

A conformidade normativa de segurança para os serviços de arboricultura

Redação

A arboricultura é a ciência e arte do cultivo, cuidado e manejo das árvores e outras plantas lenhosas, em grupos ou individualmente, normalmente no ambiente urbano e o arborista é um indivíduo que exerce a atividade da arboricultura e que, pela experiência, educação e treinamento complementar, possui competência e atribuição profissional para prestar ou supervisionar o manejo de árvores e outras plantas lenhosas, As avaliações arbóreas são sugeridas quando há uma situação de risco ou insegurança sobre a capacidade estrutural de árvores de grande porte, além de sinais e sintomas que possam indicar o declínio da árvore. Para isso, os profissionais se utilizam das tecnologias para investigar e comprovar quaisquer danos que possam comprometer a estabilidade, a segurança e o vigor das árvores. Existem os parâmetros normativos de segurança para os arboristas e outros trabalhadores envolvidos em serviços de arboricultura, que incluem apoda, reparo, manutenção e remoção de árvores, corte de arbustos, manejo de pragas ou solo e uso de equipamentos nestas operações. Eles podem utilizados como orientação para que os profissionais da administração pública municipal, estadual e federal, assim como os prestadores de serviço particulares, proprietários de imóveis, concessionárias de serviços públicos e outros, elaborem e/ou adequem suas especificações de trabalho.

Da Redação – 

Um serviço de arboricultura bastante comum é a poda de árvores e arbustos, em que o arborista ou podador escalador deve estabelecer um plano de trabalho seguro para administrar a área de trabalho. As comunicações entre os arboristas e podadores no alto e os outros trabalhadores em solo devem ser estabelecidas antes do corte e queda dos galhos.

Os podões e as serras de poda com cabo longo, quando pendurados, devem estar fixados firmemente para prevenir sua queda e de forma que as extremidades afiadas estejam afastadas do podador. Os podões ou as serras de poda com cabo longo não podem ser pendurados em condutores elétricos ou deixados em uma árvore desacompanhados, devendo ser removidos quando o podador descer da árvore.

As bainhas devem ser usadas para guardar a serra de mão quando não estiver sendo utilizada. As serras dobráveis estilo canivete, quando não estiverem sendo utilizadas, devem ser fechadas e presas no cinto de segurança do podador.

Os galhos de maior diâmetro, que não podem ser controlados com a mão ou descidos em queda livre, devem ser amarrados com cordas e descidos controladamen...

Artigo atualizado em 15/07/2024 01:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica