Publicado em 16 mar 2021

A medição da espessura em tubulações por radiografia industrial

Redação

A medição de espessura em tubulações é uma atividade realizada em diversos segmentos industriais e visa determinar se a tubulação possui a espessura desejada. Desta forma, é possível obter o total controle da infraestrutura de transporte de gases e líquidos, evitando qualquer tipo de gargalo. O método de medição de espessura em tubulações é simples e engloba equipamentos especiais a fim de cumprir com a adequação às normas de qualidade e segurança necessárias para este tipo de medição. Faz-se necessário, assim, contar com profissionais experientes para que a medição da espessura em tubulações seja exata e com chances nulas de aparecimento de quaisquer problemas futuros. Caso isso acontecesse, seria devido ao uso de tubulações com espessuras diferentes das apresentadas na medição, em razão de erro humano. A medição de espessura em tubulações permite uma análise exata da espessura. Mesmo em circunstâncias em que haja tubulações pintadas ou frias, o procedimento pode ser realizado de forma rápida e sem causar qualquer tipo de dano às tubulações nas quais são aferidos tais procedimentos, o que torna a medição de espessura uma etapa rápida que não incorra na necessidade de interrupção da linha de transporte pela tubulação por longos períodos de tempo. Existe um o método de ensaio não destrutivo por radiografia convencional e digital aplicada à medição de espessura em serviço de tubulações e acessórios metálicos, utilizando fontes de raios gama ou raios X.

Da Redação – 

As tubulações industriais são um conjunto de tubos, de válvulas e de conexões voltado para o processo industrial, especialmente na distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais em geral. Os tubos mais utilizados são constituídos de materiais ferrosos, como o tubo de aço carbono.

Normalmente, são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluidos de uma bomba para o reservatório. Dividida em dois tipos, este conjunto de acessórios e tubos desempenha um papel essencial no dia a dia das indústrias.

Basicamente, existem dois tipos de tubulações industriais. A primeira se refere às tubulações que ficam no interior das instalações industriais, como tubulações de processo, de utilidades, de instrumentação e de transmissão hidráulica e de drenagem. A segunda, diz respeito às tubulações instaladas na parte exterior das instalações industriais, como tubulações de transporte de drenagem e de distribuição e coleta.

O tubo de aço é tão importante que representa cerca de 90% das tubulaç...

Artigo atualizado em 16/03/2021 05:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica