Publicado em 15 jun 2021

Os alimentos transmitem doenças?

Redação

Garantir a segurança do consumidor deve ser o objetivo de toda e qualquer indústria de alimentos e bebidas. As doenças transmitidas por alimento (as chamadas DTA) são síndromes atribuídas à ingestão de alimentos ou água contaminados. Os sintomas são bem variados e vão desde os digestivos, como náuseas, vômitos e diarreia, acompanhada ou não de febre, até problemas em diferentes órgãos e sistemas como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central, terminações nervosas.

Domênica Maioli – 

É curioso pensar que, ao mesmo tempo que o ser humano necessita se alimentar para sobreviver, esse mesmo alimento pode prejudicar a sua saúde ou até levar a morte, em casos mais severos. Respondendo ao questionamento do título desse artigo: sim. Alimentos podem causar doenças. Por conta disso, garantir a segurança do consumidor deve ser o objetivo de toda e qualquer indústria de alimentos e bebidas.

As doenças transmitidas por alimento (as chamadas DTA) são síndromes atribuídas à ingestão de alimentos ou água contaminados. Os sintomas são bem variados e vão desde os digestivos, como náuseas, vômitos e diarreia, acompanhada ou não de febre, até problemas em diferentes órgãos e sistemas como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central, terminações nervosas.

Elas podem ser causadas por uma diversidade de fatores, mas estão atribuídas especialmente à três tipos de perigos: físicos, químicos e os biológicos. Os físicos geralmente são visíveis a olho nu, e são materiais ...

Artigo atualizado em 15/06/2021 05:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica