Publicado em 13 jul 2021

O uso do cloro na indústria química e os riscos de armazenagem e transporte

Redação

A produção de cloro a partir das tecnologias de uso generalizado na indústria mundial utiliza processo que associa, necessariamente a produção de cloro à de soda cáustica. A indústria do cloro/soda é a vertente da indústria química nacional que demanda intensamente energia elétrica. As indústrias de cloro/soda consumiram 4.227,6 GW de energia em 1998, o que correspondeu a 3,0% do consumo industrial de energia elétrica no período. O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2). O cloro, junto com seu importante subproduto, o hidróxido de sódio, é produzido a partir do material de partida prontamente disponível, sal-gema (cloreto de sódio). É bastante conhecido pela sua utilização na esterilização de água potável e, em particular, de água de piscinas. No entanto, a maior parte do cloro é usada na indústria química na fabricação de outros produtos. Às vezes, o cloro está na molécula do produto, mas em outras ocasiões é usado para produzir intermediários na fabricação de produtos que não contêm cloro e o elemento é reciclado. O maior uso do produto é na fabricação do PVC ou polyvinyl chloride. Outros polímeros principais produzidos com cloro incluem os poliuretanos. Embora o cloro não apareça na molécula do poliuretano, o cloro é usado para fazer os intermediários, os isocianatos. Os oxigenados são principalmente epoxipropano (óxido de propileno) e propano-1,3-diol, que são usados para fazer os poliois que, como os isocianatos, são usados para fazer os poliuretanos. Deve-se entender os requisitos para a armazenagem, transporte, distribuição e manuseio de cloro líquido a granel e em cilindros.

Da Redação – 

O cloro é um elemento utilizado na indústria e encontrado em alguns produtos domésticos. Às vezes, está na forma de um gás venenoso que pode ser pressurizado e resfriado para transformá-lo em um líquido para que possa ser enviado e armazenado. Quando o cloro líquido é liberado, ele rapidamente se transforma em um gás que fica próximo ao solo e se espalha rapidamente.

 

O produto, em condições normais de temperatura e pressão, apresenta-se como um gás amarelo esverdeado, tóxico, com odor pungente e irritante e que é 2,5 vezes mais pesado que o ar. cloro possui o número CAS 7782-50-5, número ONU 1017, classe de risco 2.3, risco subsidiário 8 e número de identificação de risco 268. Pode ser reconhecido por seu odor pungente e irritante, igual ao odor de água sanitária. O cheiro forte pode fornecer um aviso adequado às pessoas de que estão expostas. O gás cloro parece ter uma cor amarelo-esverdeada. O cloro em si não é inflamável, mas pode reagir de forma explosiva ou formar compostos explosivos com outros produtos químicos, como terebintina e amônia.

O cloro é um dos produtos químicos mais com...

Artigo atualizado em 13/07/2021 04:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica