Publicado em 20 dez 2022

Como as empresas podem mitigar as causas das mudanças climáticas

Redação

O efeito estufa é essencial para a vida na Terra, mas as emissões produzidas pelo homem na atmosfera estão prendendo e retardando a perda de calor para o espaço. Os gases de efeito estufa (GEE) são o CO2, o óxido nitroso, o metano, os clorofluorcarbonos e o vapor de água. Embora o Sol tenha desempenhado um papel nas mudanças climáticas passadas, as evidências mostram que o aquecimento atual não pode ser explicado pelo Sol. Os cientistas atribuem a tendência de mudança climática observada desde meados do século 20 à expansão humana do efeito estufa - aquecimento que resulta quando a atmosfera retém o calor irradiado da Terra para o espaço. A vida na Terra depende da energia proveniente do Sol. Cerca de metade da energia luminosa que atinge a atmosfera da Terra passa pelo ar e pelas nuvens até a superfície, onde é absorvida e irradiada na forma de calor infravermelho. Cerca de 90% desse calor é então absorvido pelos gases de efeito estufa e reirradiado, diminuindo a perda de calor para o espaço. Assim, as mudanças climáticas decorrentes da atividade antropogênica foram identificadas como um dos maiores desafios enfrentados pelo mundo e continuarão a afetar os negócios e os cidadãos nas próximas décadas. As mudanças climáticas têm implicações tanto para sistemas humanos quanto naturais e podem levar a impactos significativos na disponibilidade de recursos, na atividade econômica e no bem-estar humano. Em resposta, iniciativas internacionais, regionais, nacionais e locais estão sendo desenvolvidas e implementadas por setores públicos e privados para mitigar as concentrações dos GEE na atmosfera da Terra, bem como para facilitar a adaptação às mudanças climáticas. As empresas devem entender os princípios e os requisitos as orientações de um projeto para a quantificação, o monitoramento e o relatório de atividades destinadas a causar as reduções de emissões ou melhorias na remoção de GEE. Deve-se entender os requisitos para o planejamento de um projeto de GEE, a identificação e a seleção de fontes, sumidouros e reservatórios de GEE (FSR) pertinente para o projeto e o cenário de linha de base, monitoramento, quantificação, documentação e relatório do desempenho do projeto de GEE e gerenciamento da qualidade dos dados.

Um projeto de GEE envolve a atividade ou as atividades que alteram as condições de uma linha de base de GEE e que causam as reduções de emissões de GEE ou as melhorias na remoção de GEE. A atividade pode incluir tecnologias usadas para alterar as condições da linha de base de GEE. Um relatório de GEE é um documento independente destinado a comunicaras informações relacionadas a GEE ou a projeto de GEE de uma organização aos seus usuários pretendidos.

Espera-se que o proponente do projeto identifique todas as fontes e sumidouros de GEE pertinentes controladas pelo projeto, bem como aquelas relacionadas ou afetadas pelo projeto. No entanto, a quantificação das emissões e remoções de GEE pelo projeto de GEE geralmente não envolve todas as fontes e sumidouros de GEE identificados.

Portanto, são necessários critérios para identificar e selecionar fontes e sumidouros de GEE pertinentes, mas não impactadas pelo proponente do projeto. Para assegurar uma comparação adequada do projeto e do cenário de linha de base (para calcular reduções de emissões e melhorias de remoções de GEE), os serviço...

Artigo atualizado em 21/12/2022 10:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica