Publicado em 14 jun 2022

A liderança e a falácia do carisma

Redação

Se você é um gestor carismático, muito bom. Porém, as perguntas que deve fazer a si mesmo, liderando a dois milhões de pessoas, cem mil, mil ou a cinquenta são: meu time tem uma clara visão dos objetivos que precisamos alcançar? Cada um sabe exatamente o seu papel nestes objetivos? Tenho um processo de gestão que me permite estabelecer metas em todos os níveis, acompanhá-las, medi-las e recompensar os bons desempenhos? Sou transparente nas comunicações e tenho a total confiança de seu time?

Danilo Talanskas – 

O carisma não é tudo em liderança. Ter comando quer dizer conduzir um grupo de pessoas em direção a um mesmo objetivo, com motivação e entusiasmo, atingindo os resultados com excelência.

Gosto muito do exemplo do famoso Dia D, quando os aliados desembarcaram na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma operação minuciosamente planejada, com um exército de mais de dois milhões de soldados, mais de 5.000 embarcações e cerca de 10.000 aeronaves.

Tomando como exemplo o desembarque na praia, chamada em código como Omaha (retratada no filme O Resgate do Soldado Ryan), absolutamente tudo deu errado: o mau tempo impediu o apoio aéreo, a resistência do inimigo foi muito mais feroz do que a esperada, as linhas de desembarque foram todas misturadas e confundidas, inclusive soldados perdendo-se de sua liderança e de seus pelotões. Os oficiais na praia tiveram de comandar grupos de soldados dos mais diversos batalhões, agrupados e misturados no desespero da sobrevivência. Em meio a todo esse caos, no final do dia, a praia estava tomada.

No mundo dos negócios, gosto de comparar as más condiçõe...

Artigo atualizado em 14/06/2022 11:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica