Publicado em 30 ago 2022

O ensaio de imunidade de campo eletromagnético de radiofrequência irradiado

Redação

Uma onda eletromagnética é caracterizada pela propagação de um campo eletromagnético variável no tempo, sendo produzida por variações de cargas elétricas ou de correntes elétricas. Os métodos de ensaio são definidos para avaliar o efeito que a radiação eletromagnética tem sobre o equipamento sob ensaio (ESE). A simulação e a medição de radiação eletromagnética não estão suficientemente exatas para a determinação quantitativa dos efeitos. Os métodos de ensaio têm o objetivo principal de estabelecer uma reprodutibilidade adequada da configuração do ensaio e da repetibilidade dos resultados do ensaio em várias instalações de ensaio. Os resultados do ensaio devem ser classificados em termos de perda de função ou degradação do desempenho do ESE, em relação a um nível de desempenho definido por seu fabricante ou solicitante do ensaio ou acordado entre o fabricante e o comprador do produto. A classificação recomendada é a seguinte: desempenho normal dentro dos limites especificados pelo fabricante, solicitante ou comprador; perda temporária de função ou degradação de desempenho que cessa após o término da perturbação e a partir da qual o equipamento sob ensaio recupera seu desempenho normal, sem intervenção do operador; perda temporária de função ou degradação de desempenho, cuja correção requer a intervenção do operador; perda de função ou degradação de desempenho que não é recuperável, devido a danos ao hardware ou software, ou perda de dados. A avaliação do resultado do ensaio deve ser baseada no desempenho do ESE durante o tempo de espera com a modulação apropriada aplicada. Deve-se entender os requisitos de imunidade de equipamentos elétricos e eletrônicos à energia eletromagnética irradiada, estabelecendo-se os níveis e os procedimentos de ensaio necessários. O objetivo é estabelecer uma referência comum para avaliar a imunidade de equipamentos elétricos e eletrônicos quando submetidos a campos eletromagnéticos de radiofrequência irradiados.

Da Redação – 

O teste de compatibilidade eletromagnética (electromagnetic compatibility - EMC) mede a capacidade dos equipamentos ou sistemas de funcionar satisfatoriamente em seu ambiente eletromagnético sem introduzir distúrbios eletromagnéticos intoleráveis a qualquer coisa nesse ambiente. Em outras palavras, o teste de compatibilidade eletromagnética, ou teste EMC, permite garantir que seu dispositivo elétrico ou eletrônico não emita interferência eletromagnética e funcione conforme o esperado em meio a vários elementos eletromagnéticos.

Os dois tipos de teste EMC incluem teste de imunidade e teste de emissões. O teste de imunidade mede a reação de um dispositivo quando exposto a ruído eletromagnético e outras interrupções. Por outro lado, a interferência eletromagnética envolve a medição da quantidade de ruído eletromagnético que um dispositivo gera durante o funcionamento normal.

Existem alguns métodos de modulação para o campo eletromagnético, podendo ser citadas a modulação da amplitude da onda senoidal, 80% da modulação de amplitude (AM) a taxa de 1 kHz; a modulação de amplitude de onda quadrada,...

Artigo atualizado em 16/08/2022 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica