Os riscos para a saúde associados à exposição ao cobalto
Redação
O cobalto é um elemento químico, além de ser essencial, presente na vitamina B12, tem sua utilização principal na indústria metalúrgica para produção de aços com características especiais de dureza e resistência. Na forma de óxidos é utilizado como catalisador na indústria química e de óleos. Na forma de sais, uma das utilizações é na indústria de cerâmica, como pigmento. Os efeitos tóxicos observados nas exposições a diferentes compostos de cobalto são mais pronunciados nos pulmões, na forma de asma brônquica e fibrose.
Da Redação –
O cobalto é um oligoelemento essencial que entra na composição da vitamina B12. Para a população em geral, alimentos e bebidas representam a principal fonte de exposição ao cobalto. Traços de cobalto também estão presentes no cimento e em vários produtos domésticos. Na indústria, o potencial de exposição ao cobalto é particularmente importante durante a produção de pó de cobalto, a produção, processamento e uso de metais duros, o polimento de diamantes com discos contendo cobalto e o processamento de ligas de cobalto.
Exceto na produção de pós de cobalto, essas atividades envolvem exposição não apenas ao cobalto, mas também a outras substâncias, como carboneto de tungstênio, ferro e diamante, que podem modular a reatividade biológica do cobalto. Os sais de cobalto são usados para a preparação de esmaltes e pigmentos. O cobalto é absorvido principalmente pelos tratos pulmonar e gastrointestinal.
A absorção através da pele pode ocorrer, mas é baixa. A exposição concomitante ao carboneto de tungstênio aumenta a taxa de absorção pulmonar do metal cobalto. O cobalto não é uma toxina cumulativa e é exc...