As formas de se cuidar da saúde mental durante o tratamento de um câncer
Redação
Ao receber o diagnóstico da doença, os pacientes oncológicos tendem a sentir medo, incertezas e um grande abalo emocional. Contudo, é importante detectar quando esse medo não se transforma em um transtorno psicológico, já que cerca de 30% a 50% dos pacientes oncológicos possuem alguma comorbidade psiquiátrica, segundo o The Oncologist. Há cinco maneiras de se cuidar mentalmente para enfrentar o problema.
Bruno Conte –
Cuidar da saúde mental se tornou primordial em qualquer idade ou fase da vida. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país da América Latina com o maior índice de pessoas com ansiedade: cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem com a condição.
Porém, de acordo com uma pesquisa da SulAmérica, de mil pessoas entrevistadas, apenas 10% fazem terapia no país. Esse número se acentuou na pandemia. O estudo One Year, realizado em 30 países, mostrou que 53% dos brasileiros acreditam que sua saúde mental foi afetada durante a pandemia.
A mesma pesquisa mostra que o Brasil está classificado como o 5º país onde a população mais tem sentido consequências no bem estar emocional. Nesses 53%, também estão incluídas pessoas com câncer.
Essas pessoas, ao receber o diagnóstico da doença, tendem a sentir medo, incertezas e um grande abalo emocional. Contudo, é importante detectar quando esse medo não se transforma em um transtorno psicológico, já que cerca de 30 a 50% dos pacientes oncológicos possuem alguma comorbidade psiquiátrica, segundo o The Oncologist.
Pensando nisso, ...