Publicado em 14 fev 2023

A resolução de problemas com análise da causa raiz e melhoria contínua

Redação

Duas abordagens para a resolução de problemas são o relatório 8D e o relatório A3. Embora as organizações possam usar essas abordagens indistintamente, o relatório 8D é mais adequado para a resolução de problemas devido à análise de causa raiz, como identificar a causa específica de uma peça desenhada, e o relatório A3 é ótimo para melhoria contínua.

Matthew Barsalou – 

Um problema é um estado indesejável que poderia resultar em um estado mais desejável se solucionado (1). Um problema pode ser o resultado de uma falha de produto, como uma falha rotativa, uma falha de processo, como o envio de uma peça incorreta, ou um nível contínuo e indesejável do design do processo.

Duas abordagens para a resolução de problemas são o relatório 8D e o relatório A3. Embora as organizações possam usar essas abordagens indistintamente, o relatório 8D é mais adequado para a resolução de problemas devido à análise de causa raiz (RCA), como identificar a causa específica de uma peça desenhada, e o relatório A3 que é ótimo para a melhoria contínua, como encontrar e eliminar as várias causas de desenhos em um processo. A Figura 1 abaixo apresenta um diagrama de fluxo simples para decidir entre relatórios 8D e relatórios A3.

Relatórios 8D e A3

Um relatório 8D (2), veja a figura abaixo consta de oito passos: se forma um equi...

Artigo atualizado em 14/02/2023 05:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica