Publicado em 25 abr 2023

O método de ensaio para a determinação de desempenho de um dry cooler

Redação

O trocador de calor remoto de líquido e ar movimentado por convecção forçada ou dry cooler é um equipamento compacto que troca calor entre um líquido, sem mudança de fase, e o ar movimentado por ventiladores, por meio de um trocador de calor. É um equipamento de resfriamento que utiliza a temperatura ambiente para operar e resfriar um fluido, com a finalidade de reduzir o calor gerado em um determinado local sem precisar de água e nem tanta energia elétrica. Geralmente ele é fabricado em aço inoxidável. Quanto menor a temperatura do ar ambiente, maior será a eficiência do dry cooler. O ar é resfriado por meio de um bulbo. Por operar em circuito fechado e resfriar o líquido através do ar ambiente, pode ser usado em todos os segmentos industriais, sendo montado sob uma estrutura de aço com uma chapa de alumínio. Em temperatura ambiente baixa, opera com aletas (as pequenas alas por onde sai o ar) secas. Em temperatura alta, o sistema adiabático entra em ação e pulveriza água em quantidades controladas. O sistema adiabático é o que isola o dry cooler da interferência externa e, consequentemente, da temperatura ambiente alta a qual esteja sendo submetido o local onde o equipamento esteja instalado. Pode ser que o dry cooler exija manutenção com o passar do tempo, porque conforme o uso, é possível que surjam biofilmes e acumule lama, e essas substâncias podem causar entupimentos e a corrosão em longo prazo. Porém, mesmo com as manutenções periódicas, utilizar o dry cooler pode significar economizar água, tempo, espaço e dinheiro. Os métodos uniformes servem para ensaiar e verificar a identificação do produto; a capacidade de troca térmica; a vazão de ar; o diferencial de pressão do lado do líquido; e o consumo energético.

Da Redação – 

O funcionamento de um dry cooler tem o mesmo princípio dos resfriadores de circuito fechado. A água de processo circula somente dentro de um feixe tubular de cobre (serpentina), sem ter nenhum contato com o ambiente externo. Dessa maneira fica protegida de qualquer contaminação que possa comprometer os componentes.

O dry cooler é um equipamento de resfriamento que utiliza a temperatura ambiente para resfriar um fluido, sem a utilização de compressor. O ar ambiente é resfriado por meio de um bulbo úmido, parte da água evapora, reduzindo a temperatura. Quanto menor a temperatura do ar ambiente, maior será a eficiência do resfriador.

Opera como um circuito de água fechado, sem evaporação. Por esse motivo o consumo de água é mínimo e a água utilizada nos equipamentos é livre de contaminações. Esse sistema é recomendado para aplicações onde a qualidade do fluido resfriado deve ser preservada. Normalmente consistem principalmente de uma bomba, tanque hidrônico, deionizador montado ao ar livre com um trocador de calor água/ar.

O projeto do circuito fechado, refrigerado a ar é um simples sistema de reci...

Artigo atualizado em 26/04/2023 01:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica