O futuro da mineração nos próximos anos
Redação
A atividade mineradora é bastante antiga, com seus primeiros registros datando do Período Neolítico, por volta de 400 a.C., sendo que no Brasil ela teve um papel fundamental durante a colonização, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do país. O panorama da mineração ganhou um novo significado a partir do século XX, com o incentivo da profissionalização e da automação, que estão moldando as bases para o futuro da atividade, pautado em tendências como a utilização de recursos sustentáveis, a adoção de tecnologias avançadas e a pressão social por mais responsabilidade e transparência.
Gustavo Emina –
O quinto mês do ano é bastante significativo para a mineração, uma das principais atividades humanas para o desenvolvimento da sociedade, já que em 07 e 14 de maio comemoram-se, respectivamente, o Dia Mundial da Mineração e o Dia do Minerador. Marcado por ações de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minérios, o setor mineral é considerado por muitos como “a indústria das indústrias”, já que serve de base para a evolução dos segmentos de eletrificação, eletrônicos, transporte, construção civil, saúde, alimentos, etc.
A atividade mineradora é bastante antiga, com seus primeiros registros datando do Período Neolítico, por volta de 400 a.C., sendo que no Brasil ela teve um papel fundamental durante a colonização, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do país. O panorama da mineração ganhou um novo significado a partir do século XX, com o incentivo da profissionalização e da automação, que estão moldando as bases para o futuro da atividade, pautado em tendências como a utilização de recursos sustentáveis, a adoção de tecnologias avançadas e a pressão social por mais responsabilidade e ...