A operação e a manutenção de talhas de corrente com acionamento motorizado
Redação
As talhas de corrente são utilizadas para içar, isto é, erguer uma determinada carga. Com a ajuda de estruturas, elas também auxiliam no transporte dessas cargas. Para usar, é só fixar a talha em uma estrutura no alto. Depois, fixar a ponta do gancho na carga. Por fim, é só puxar a outra extremidade para levantar ou descer a carga. O tipo e o modelo da talha devem ter sido selecionados no que tange ao tipo de serviços, à especificação correta quanto ao local de instalação e ao ambiente de operação, assim como eventualmente a outros requisitos específicos. Todos os documentos técnicos referentes ao fornecimento, como manuais, esquemas elétricos, desenhos e listas de peças, devem ser criteriosamente analisados, e as instruções neles contidas devem ser rigorosamente observadas pelos usuários, visando a garantir o funcionamento do equipamento e a segurança do pessoal envolvido, assim como, eventualmente, manter o direito à garantia do equipamento, conforme estipulado pelo fabricante. Há requisitos normativos obrigatórios para a inspeção, instalação, verificação, ensaios operacionais, operação e manutenção de talhas de corrente com acionamento motorizado. Essas especificações fornecem aos usuários as informações gerais sobre as características e os cuidados a estes equipamentos visando a garantir a segurança na sua utilização.
Da Redação –
As talhas motorizadas são usadas para levantar cargas pesadas ou de difícil locomoção, sendo útil para levantar, abaixar e transportar objetos muito pesados. Sua função e diminuir o peso e evitar possíveis lesões em trabalhadores que necessitam manusear objetos pesados.
Para cumprir o seu trabalho, todas as talhas devem ser inspecionadas pelo fabricante antes do seu fornecimento ao cliente. As que tenham sido consertadas ou alteradas devem ser inspecionadas antes da sua instalação, para garantir a conformidade com a NBR 10981 e com as especificações do fabricante.
Nova inspeção visual deve ser efetuada pelo responsável da montagem antes da instalação da talha, para se certificar de que a talha e/ou seus acessórios não foram danificados no transporte ou manuseio. A estrutura de suporte onde está instalada a talha, como monovia, braço giratório, deve ser dimensionada considerando as cargas às quais devem ser submetidas em função da utilização da talha.
Devem ser observadas ainda as dimensões mínimas requeridas, assim como as tolerâncias permissíveis (dimensão, forma, posição), valores esses a sere...