Publicado em 02 jan 2024

Os critérios normativos dos componentes moldados por injeção em titânio

Redação

A moldagem por injeção é um processo de fabricação de componentes acabados por metalurgia do pó em que os componentes produzidos pela injeção material em pó em um molde são, posteriormente, submetidos a uma etapa de pré-sinterização, destinada à eliminação dos ligantes, a uma etapa de sinterização e, quando apropriado, às etapas de pós-processamento ou de pós-sinterização, que abrangem, entre outros aspectos, a densificação final do componente. Pode-se observar que nenhum material para implante cirúrgico mostra ser completamente livre de reações adversas no corpo humano. Entretanto, os materiais especificados na série NBR 15628 têm sido empregados com sucesso em implantes para humanos por mais de uma década, e experiências clínicas prolongadas do emprego mostram que um nível aceitável de resposta biológica pode ser esperado quando o material é usado em aplicações apropriadas. Isso pode envolver o uso de materiais, operações e equipamentos perigosos, porém não trata de questões, caso existam, relacionadas à segurança associada ao seu uso. É responsabilidade do usuário estabelecer práticas de saúde e de segurança adequadas e determinar a aplicabilidade de requisitos e regulamentos antes do uso. Há critérios normativos obrigatórios químicos, metalúrgicos e mecânicos para os componentes metálicos moldados por injeção em titânio não ligado, obtidos por moldagem de injeção e destinados à fabricação de implantes para cirurgia.

Da Redação – 

Muitos profissionais médicos preferem o titânio pela sua biocompatibilidade, o que permite entrar em contacto com sistemas vivos e fluidos corporais sem efeitos adversos. O titânio é completamente inerte e permite a osseointegração – o processo de ligação natural dos ossos e tecidos aos implantes.

Ele forma uma película protetora de óxido que resiste à corrosão de tecidos e fluidos. O titânio também não é ferromagnético, o que significa que os implantes feitos de titânio não interferem nas máquinas de ressonância magnética. Ao contrário dos implantes de zinco, cobre, níquel, ferro e aço que resultaram em reações corporais graves, as hastes de titânio se tornaram mais populares hoje em dia. O titânio é um metal muito procurado, adequado para dispositivos internos e fixações internas, substituindo partes do corpo e tratando fraturas de forma eficaz.

Mesmo assim, qualquer fornecedor ou processador de material ou componente destinado à fabricação de implante deve estabelecer, empregar e mentar um sistema de gestão da qualidade abrangente e reconhecido, que assegure a rastreabilidade de materiais e de comp...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica