Publicado em 10 set 2024

A conformidade dos sistemas de proteção contra incêndios por water mist

Redação

O sistema de water mist é de distribuição conectado a um abastecimento de água ou de meios de água e atomização equipados com um ou mais bicos capazes de gerar água em névoa para controlar, suprimir ou extinguir incêndios e que tenha demonstrado atender aos requisitos de desempenho. A ideia é fornecer uma proteção contra incêndio, para preservação da vida e do patrimônio, por meio da padronização de requisitos de projeto, instalação, manutenção e teste de sistemas de extinção de incêndios à base de água que utilizam pulverização (névoa) que absorve calor, desloca oxigênio ou bloqueia radiação de calor para controlar, suprimir ou extinguir incêndios conforme a necessidade da aplicação. O usuário deve reconhecer a complexidade dos sistemas de proteção contra incêndio por water mist. Portanto, o responsável técnico é advertido de que os requisitos normativos não são um manual de projeto, ou seja, não eliminam a necessidade de um engenheiro responsável ou julgamento de autoridade competente. É necessário que o responsável técnico seja capaz de aplicar as técnicas mais completas e rigorosas, incluindo a análise de problemas especiais ou incomuns que aparecem durante o desenvolvimento desses projetos. Nesses casos, o profissional é responsável pela demonstração da validade da abordagem do projeto. Há parâmetros normativos obrigatórios para projetar, instalar, manutenir e testar sistemas de proteção contra incêndios por water mist, mas não são fornecidos critérios definitivos de desempenho em caso de incêndio, nem orientações específicas sobre como projetar um sistema para controlar, suprimir ou extinguir um incêndio. A confiabilidade é obtida na aquisição e instalação de equipamentos integrantes de um sistema aprovado como um todo, que tenham ensaios de fogo com desempenho aprovado por autoridade competente.

Da Redação – 

Nesses sistemas, todas as conexões utilizadas nas tubulações devem ter resistência à corrosão ao menos equivalente a conexões de cobre forjado em conformidade com a ANSI/ASME B16.22. As ligas para soldagem e brasagem devem ter um ponto de fusão acima de 538°C. As adaptações de conversão de unidades métricas para fracionárias devem ser identificadas por cor ou marcação, para notificação rápida no campo.

Um mínimo de uma unidade de conexão de conversão de reposição de cada tipo deve ser mantido nas instalações para que quaisquer conexões de conversão que tenham sido danificadas de alguma forma possam ser prontamente substituídas. Informações pertinentes sobre conexões de conversão devem ser detalhadas nos desenhos. As conexões utilizadas em sistemas de water mist devem atender ou exceder as normas constantes na tabela abaixo ou estar de acordo com a norma.

Outros tipos de conexões aptas como as ranhuradas, roscadas, tipo clamp, etc., para utilização em instalações...

Artigo atualizado em 09/09/2024 11:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica