As características normativas dos isoladores tipo pino de porcelana ou vidro
Redação
Os isoladores são um componente essencial das linhas aéreas e são usados para isolar condutores energizados de torres de transmissão e distribuição. Eles também são necessários para suportar altas tensões ou cargas compressivas. Para a utilização bem-sucedida dos isoladores, o material isolante deve ser mecanicamente forte para suportar a carga de tensão e o peso do condutor, bem como ter uma rigidez dielétrica muito alta para suportar tensões de tensão. Ele também deve possuir alta resistência de isolamento para evitar corrente de fuga. Por isso, há parâmetros normativos para os valores numéricos das características elétricas e mecânicas dos isoladores tipo pino, de porcelana ou de vidro, bem como indica as dimensões necessárias para a sua intercambiabilidade. Eles se aplicam aos isoladores tipo pino, de porcelana ou de vidro, para uso externo, em redes de distribuição operando em corrente alternada, com tensões acima de 1.000 V, como estabelecido na NBR 6939, e frequência abaixo de 100 Hz.
Da Redação –
Esses produtos elétricos podem ser fabricados com porcelana, vidro ou compósito polimérico. Tanto o vidro quanto a porcelana são materiais isolantes comumente usados, e não há muita diferença no custo e desempenho de ambos. No entanto, os isoladores compostos estão cada vez mais substituindo os isoladores de porcelana, pois os primeiros são mais adequados para arranjos de torres compactas.
Os isoladores eram feitos principalmente de vidro, mas eles não conseguiam suportar altas temperaturas. Com a introdução de tensões mais altas na década de 1890, as concessionárias de energia começaram a instalar isoladores de porcelana com revestimentos e designs especiais. Atualmente, ambos os tipos de isoladores são amplamente utilizados, com cada um tendo seus benefícios e limitações associados.
O vidro é feito por meio de um processo chamado recozimento e tem uma rigidez dielétrica maior em comparação à porcelana. Enquanto a resistividade do vidro é muito alta, o coeficiente de expansão térmica é baixo. Os isoladores de vidro também têm maior resistência à tração e não esquentam na luz solar, ao contrário da po...