Publicado em 21 jan 2025

Determinando o conforto dos materiais das palmilhas internas dos calçados

Redação

A palmilha interna fica em contato direto com o pé, com a finalidade de otimizar a distribuição da pressão plantar, bem como proteger e proporcionar conforto e saúde aos pés. As ideais são as que oferecem flexibilidade para atender a uma variedade de especificações, incluindo: o desempenho superior do conjunto de compressão; a construção de densidade única ou multidensidade; o amortecimento superior para maximizar o conforto; o desempenho de absorção de choque e excelente retorno de energia; e uma variedade de opções de materiais, incluindo tecidos antimicrobianos. Por isso, há parâmetros normativos para estabelecer o método para determinação do percentual de contribuição para o conforto de materiais para fabricação de palmilha interna para calçados.

Da Redação – 

O índice de redução da pressão plantar (IR) é a diferença percentual entre a média do pico de pressão plantar descalço e a média do pico de pressão plantar com o material da palmilha interna, representando o percentual de contribuição do conforto do material, calculada pela equação na figura abaixo. Já o índice de amortecimento é a diferença percentual entre a taxa de aceitação do peso (TAP) descalço e o material da palmilha interna, representando o valor de amortecimento do material da palmilha interna, calculada pela equação na figura abaixo.

Conforme determina a NBR 16036 de 02/2021 - Determinação de conforto em componentes para calçados - Palmilha interna, para determinação do percentual de contribuição para conforto, sugere-se que o material para a palmilha interna também seja avaliado e atenda aos requisitos especificados nos ensaios descritos a seguir. Deve-se determinar a absorção e a dessorção de água conforme a NBR ISO 20344.

...

Artigo atualizado em 15/01/2025 01:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica