A construção do futuro

Todo o ser humano possui o dom da inteligência, o dom de raciocínio: o que difere é a forma com a qual usamos e o aplicamos.

ozires

Por Ozires Silva

A cada ano, cada um de nós tem um aniversário. É um dia de reflexões, de pensamentos, que nos leva a pensar com carinho. Recebemos e agradecemos cumprimentos. E também, quando a data a ser comemorada é de um amigo ou familiar, retribuímos com votos de felicidades, sucessos e alegrias, com o desejo de que a vida seja melhor e que novas oportunidades se abram.

Embora muitos possam chegar a um aniversário com otimismo, outros se preocupam e pensam em como conseguir melhorar em todos os aspectos da vida. Mas a pergunta que fica é: de que forma? Sendo assim, que tal nos colocar proposições e, juntos, pensarmos em dicas e conselhos que podem ser, ou não, úteis?

Creia na possibilidade de fazer quando você acreditar que algo pode ser feito, sua mente encontrará os meios para fazê-lo. Dizem que, quando se sabe aonde chegar, o caminho fica mais fácil.

Acredite numa solução: e prepare o caminho para ela, procurando eliminar de sua cabeça obstáculos e dificuldades, definindo-os como impossível. Tente eliminar do seu vocabulário comportamentos do famoso deixa disso, pois não funciona.

Não permita que a tradição paralise a sua mente: seja receptivo a novas ideias. Experimente. Tente pensar no novo. Especialistas mundiais estão todos de acordo que estamos no século da inovação, dos avanços e das novas ideias.

Com frequência, pergunte-se sempre. Posso fazer melhor?: Não há limites para criar. Analise o perfil, por exemplo, de Steve Jobs. Reflita sobre o quanto ele contribuiu para o seu sucesso, da sua empresa, a Apple, e dos seus usuários, simplesmente pensando em romper paradigmas, encontrando novas fórmulas para satisfazer necessidades ou aspirações.

Mova-se! Não fique parado: ouça muito, procure estar presente. A sorte está do lado de quem foi. Aqueles que ficaram podem não estar presente no momento de uma boa ideia ou oportunidade. O que nos cerca foi feito por alguém que fez acontecer.

Aperfeiçoe a sua faculdade de ouvir: muitos escutam, porém poucos ouvem. Muitas vezes esta falha nos faz perder o fio da meada, deixar de captar uma entonação, um detalhe contido numa palavra ou expressão da maneira como é dita. Até no silêncio pode haver algo de interessante.

Todo o ser humano possui o dom da inteligência, o dom de raciocínio: o que difere é a forma com a qual usamos e o aplicamos. A lógica, de maneira geral, é entendida como ser a arte de pensar, se possível, corretamente. Todo profissional, que possui como ferramenta de trabalho o raciocínio, pode resolver problemas e utilizar as soluções que imagina como matéria-prima para uma realização.

Estabelecer metas para o futuro é importante: os vencedores pensaram nisso e avançaram, acreditando sempre. Procure pensar nos seus mecanismos para conseguir sucesso. Em geral, podem partir da compreensão, caridade, coragem, estima, autoconfiança e autoaceitação, tudo sob direções que sejam suas.

Enfim, o novo século é diferente e será mais diferente no futuro. Qual serão os caminhos e os destinos dessas diferenças. São vários. Em qual deles você participará? A decisão é sua, pensando, aprendendo e treinando.

Não há razões para que outros tenham sucessos que não foram seus. O mundo está em tempos fascinantes, mergulhado na era do conhecimento, do talento, da competência, da competição… e da cooperação. Você pode escolher.

Ozires Silva é reitor da Unimonte e presidente do Conselho de Administração da Anima Educação e membro da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ). Já ocupou a presidência de empresas como Petrobras e Embraer.



Categorias:Opinião

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: