Os controles operacionais em serviços de alimentação
Redação
Conheça os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo.
Da Redação -
Não tão aparente quanto sua qualidade ou aparência, a higiene de um alimento é indispensavelmente necessária para manter a qualidade do mesmo, sem contar para evitar o risco de afetar a saúde do consumidor. Inúmeras legislações vigoram ao redor do globo, interseccionadas por padrões internacionais.
Tratando-se de um tema de tamanha importância e de necessária atenção, a NBR 15635 de 09/2015 – Serviços de alimentação – Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais especifica os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo. Aplica-se a todos os estabelecimentos prestadores de serviços que realizam atividades como manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados para o consumo.