Como fazer uma boa negociação salarial

As dicas para discutir com sucesso um aumento no seu salário.

salário2Erin Urban

É preciso coragem e planejamento para negociar com sucesso seu salário ou um aumento salarial. Na verdade, pode ser ainda mais estressante solicitar um aumento do que negociar uma nova oferta de emprego.

Não apenas a negociação é criticamente importante, mas muitas vezes é subutilizada. Siga estas dicas na próxima vez que negociar seu salário.

Entenda e articule seu valor – A recomendação é que todo profissional desenvolva um relatório de impacto. Ele será uma lista de exemplos específicos de como você agregou valor às organizações para as quais trabalhou.

Um relatório de impacto permite que você forneça evidências sólidas de suas contribuições e seja mais persuasivo em entrevistas ou situações de negociação. Embora o trabalho duro e a dedicação sejam importantes, é um desafio pedir um determinado salário porque eu o mereço ou porque trabalho muito. Ter provas concretas ajudará você a negociar com mais eficiência.

Pesquise e avalie sua faixa salarial – Entender onde você está na faixa salarial esperada é importante para a negociação. Pesquise online para saber mais sobre a escala salarial da sua carreira com base na sua localização geográfica.

Considere também seus anos de experiência e habilidades. Suponha que você merece o pagamento mais alto pelo seu intervalo de experiência e, em seguida, defina o porquê do seu relatório de impacto.

Conheça o seu número exato – Pode parecer trivial, mas pedir uma um aumento salarial incomum e específica não é bom. Há muita psicologia na arte da negociação. Por exemplo: em vez de pedir $ 65.000, peça $ 65.475. Quando você pede um número exato incomum, é mais provável que você a receba. Seu empregador irá supor que você fez uma pesquisa e será menos provável usar táticas de negociação difíceis. (1)

Escolha seu tempo com sabedoria – Não planeje se reunir com os tomadores de decisão antes de sair de férias ou esperar até a próxima avaliação de desempenho. Inicie as discussões bem antes do tempo de revisão de desempenho.

“Comece a falar com seu chefe sobre conseguir um aumento em três a quatro meses de antecedência da avaliação”, explica a escritora e ex-profissional de RH Suzanne Lucas. “É quando eles decidem o orçamento”. (2)

Centrado, calmo e confiante – Sua linguagem corporal é um grande fator na negociação. Tudo a partir de como você entra na sala para o seu contato visual, aperto de mão e expressões faciais irão determinar em grande parte o seu resultado. Pratique na frente de um espelho ou aprimore seu aperto de mão com os amigos. Grande parte da nossa resposta à linguagem corporal está ligada à nossa psique. Mantenha seu tom de voz positivo e pratique uma expressão agradavelmente neutra.

Não fique emocionado – Se suas primeiras tentativas de negociação salarial forem recusadas, não desista. Explique porque você merece um pagamento melhor sem ficar na defensiva ou com raiva, mesmo que você não esteja recebendo a resposta que deseja. Permaneça calmo durante a conversa, atenha-se aos fatos e não tenha medo de reiterar suas contribuições para a organização.

Não ignore as vantagens – Existem algumas coisas que valem mais do que dinheiro ou que podem lhe dar o mesmo resultado líquido monetário, como um bônus. E quanto ao tempo de férias adicional? Você pode negociar um aumento, mas depois que você é contratado é quase impossível negociar mais tempo de férias. Independentemente de quais vantagens adicionais você negociar, revise todos os detalhes por escrito antes de concordar.

Pegue o que você merece

Infelizmente, a maioria dos profissionais nem se preocupa em negociar seus salários. No entanto, vale a pena o esforço. Salary.com observou que a maioria das pessoas, que negocia, aumenta seu salário em mais de 7% (3). Não deixe o medo ficar entre você e o salário que você merece.

Referências

(1) Malia F. Mason, Alice J. Lee, Elizabeth A. Wiley and Daniel R. Ames, Precise Offers Are Potent Anchors: Conciliatory Counteroffers and Attributions of Knowledge in Negotiations, Journal of Experimental Social Psychology, Vol. 49, No. 4, 2013, pp. 759-763.

(2) Suzanne Lucas, www.evilhrlady.org.

(3) Negotiate Your Salary, Salary.com, www.salary.com/articles/negotiate-your-salary.

Erin Urban é uma six sigma black belt lean de Houston, coach de desenvolvimento de carreira e desenvolvimento de liderança certificado e membro do Forbes Coaches Council. Ela é a fundadora da Urban Professional Performance Solutions em Houston. Urban é bacharel em Belas Artes pela Longwood University em Farmville, VA. Ela é um membro da ASQ.

Fonte: Quality Progress/2018 December

Tradução: Hayrton Rodrigues do Prado Filho



Categorias:Qualidade

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: