Publicado em 15 jan 2019

O que significa a incerteza da medição?

Redação

Conforme o ABNT ISO/IEC GUIA 98-3, a palavra incerteza significa dúvida, e, assim, no sentido mais amplo, incerteza de medição significa dúvida acerca da validade do resultado de uma medição. Devido à falta de palavras diferentes para esse conceito geral de incerteza, e para as grandezas específicas que proporcionam as medidas quantitativas do conceito, como, por exemplo, o desvio-padrão, é necessário utilizar a palavra incerteza nestas duas acepções diferentes.

incerteza2Da Redação –

A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento exato do valor do mensurando. O resultado de uma medição, após correção dos efeitos sistemáticos reconhecidos, é ainda e tão somente uma estimativa do valor do mensurando oriunda da incerteza proveniente dos efeitos aleatórios e da correção imperfeita do resultado para efeitos sistemáticos.

O resultado de uma medição (após correção) pode, sem que se perceba, estar muito próximo do valor do mensurando (e, assim, ter um erro desprezível), muito embora possa ter uma incerteza grande. Portanto, convém que a incerteza do resultado de uma medição não seja confundida com o erro desconhecido remanescente.



Na prática, existem muitas fontes possíveis de incerteza em uma medição, incluindo: a definição incompleta do mensurando; a realização imperfeita da definição do mensurando; a amostragem não representativa – a amostra medida pode não representar o men...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica