Publicado em 22 jan 2019

O significado da vida em um mundo sem trabalho

Redação

Como a tecnologia está tornando trabalho obsoleto e o que será que irá manter os homens ocupados? O escritor Yuval Noah Harari examina a classe inútil e qual será a sua nova missão.

yuval3

Yuval Noah Harari

A maioria dos trabalhos que existem hoje podem desaparecer dentro de décadas. Como a inteligência artificial está superando os humanos em mais e mais tarefas, ela substituirá os humanos em mais e mais empregos. Muitas profissões novas provavelmente aparecerão: projetistas do mundo virtual, por exemplo.

Mas tais profissões provavelmente exigirão mais criatividade e flexibilidade, e não está claro se os motoristas de táxi desempregados de 40 anos ou agentes de seguros poderão se reinventar como projetistas do mundo virtual (tente imaginar um mundo virtual criado por um agente de seguros!) E mesmo que o ex-agente de seguros de alguma forma faça a transição para um projetista do mundo virtual, o ritmo do progresso é tal que dentro de outra década ele poderá ter que se reinventar novamente.



O problema crucial não é criar novos empregos. O problema crucial é a criação de novos trabalhos que os humanos executam mel...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica