Publicado em 05 fev 2019

Os ensaios em transformadores de potencial indutivos (TPI)

Redação

Normalmente, o transformador de potencial indutivo possui um enrolamento de alta tensão que consiste em uma bobina multicamadas de fios de cobre isolados, bobinado sobre o enrolamento de baixa tensão e montado em um núcleo fechado de ferro e aterrado que permite a interface entre o sistema de alta tensão com o de baixa tensão, tornando os valores mensuráveis para leitura dos sistemas de proteção.

transformador2Da Redação –

Na sua forma mais simples, os transformadores de potencial possuem um enrolamento primário de muitas espiras e um enrolamento secundário através do qual se obtém a tensão desejada, normalmente padronizada em 115 V. Dessa forma, os instrumentos de proteção e medição são dimensionados em tamanhos reduzidos com bobinas e demais componentes de baixa isolação.

Os transformadores de potencial são equipamentos utilizados para suprir aparelhos que apresentam elevada impedância, tais como voltímetros, relés de tensão, bobinas de tensão de medidores de energia, etc. Os transformadores para instrumentos (TP e TC) devem fornecer corrente e/ou tensão aos instrumentos conectados nos seus enrolamentos secundários de forma a atender a algumas prescrições.



O circuito secundário deve ser galvanicamente separado e isolado do primário a fim de proporcionar segurança aos operadores dos instrumentos ligados ao TP e TC e a medida...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica