Publicado em 16 abr 2019

Políticas públicas referentes ao HIV e Aids: onde estamos e para onde iremos?

Redação

Infelizmente, nos últimos dez anos, temos acompanhado uma tendência de aumento dos casos de infecção, sendo que a população mais vulnerável é representada por homens jovens que fazem sexo com homens e mulheres trans.

Carla Andreotti Damante, Rafael Ferreira e Sofia Maito -

Diversos avanços e conquistas ocorreram em âmbito de saúde pública para as pessoas que apresentam sorologia positiva ao vírus do HIV (sigla que vem do inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana), como também para as que convivem com a Aids (sigla também originada do inglês que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, decorrente da infecção pelo HIV).

Mundialmente, a problemática relacionada ao HIV/Aids é foco de muito estudo por se tratar de um problema de saúde pública. Algumas instituições de ensino superior buscam a criação de um anticorpo contra o HIV na tentativa de criar uma vacina e outros esforços são realizados para tentar encontrar mecanismos para remoção do vírus das células infectadas. Muitos avanços já foram alcançados, porém ações preventivas ainda se destacam como uma estratégia eficiente contra o vírus.

 



As políticas públicas relacionadas ao HIV/Aids no Brasil tiveram seu auge na década de 90 e apresentaram mobilização de diversas parcelas da sociedade, ONGs (Organizações Não Governamentais) e até mesmo de i...

Artigo atualizado em 30/09/2024 01:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica