Publicado em 25 jun 2019

A prática de trabalhar com indicadores

Redação

Um aspecto importante é distinguir claramente os conceitos de eficácia, de eficiência e de efetividade. Para os conceitos fpode-se adotar as definições da ISO, onde, eficácia é a simples relação entre algo previsto e o resultado, já eficiência é uma relação um pouco mais sutil, qual seja, a relação entre algo planejado e seu tempo ou custo de execução.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

João de Valentin

Esta revista publicou um texto sobre key performance indicator (KPI) e, conforme é expresso no texto há exemplos de KPI interessantes, como fornecer evidência objetiva do progresso para alcançar um resultado desejado; medir o que se pretende para ajudar a tomar as melhores decisões; oferecer uma comparação que mede o grau de mudança de desempenho ao longo do tempo. Isso serve para rastrear a eficiência, a eficácia, a qualidade, a pontualidade, a governança, a conformidade, os comportamentos, a economia, o desempenho do projeto, o desempenho pessoal ou a utilização de recursos.



Resumidamente: fornecer evidência objetiva, medir o que se pretende, tomar as melhores decisões, comparar a evolução, rastrear eficácia, eficiência e efetividade. O aspect...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica