Rejeitos radioativos
Redação
O rejeito nuclear radioativo é termo técnico para lixo nuclear que pode ter várias origens: material usado na medicina e na indústria; acidentes como o de Goiânia; e combustível exaurido de reator nuclear. Esses rejeitos podem ser classificados de acordo com a atividade.
Emico Okuno -
O jornal O Estado de S. Paulo publicou em 16 de maio de 2019 a matéria Secretário-geral da ONU alerta para risco de vazamento radioativo no Pacífico: António Guterres profere um discurso aos estudantes de Fiji e diz que a estrutura construída na Ilha de Runit é caixão herdado da Guerra Fria, e ressalta que habitantes da região precisam de ajuda para lidar com consequências dos testes nucleares. O depósito de resíduos de testes nucleares dos Estados Unidos fica no arquipélago das Ilhas Marshall, nos atóis de Bikini e Enewetak, no Pacífico.
Por sua vez, a revista Galileu, na edição online de 29 de maio de 2019, publicou a matéria Testes nucleares ainda causam vazamentos radioativos no Oceano Pacífico. Assim, a polêmica sobre rejeito nuclear volta ao noticiário.
O rejeito nuclear radioativo é termo técnico para lixo nuclear que pode ter várias origens: material usado na medicina e na indústria; acidentes como o de Goiânia; combustível exaurido de reator nuclear. Esses rejeitos podem ser classificados de acordo com a atividade. Neste artigo trataremos somente dos rejeitos de reatores nu...