Publicado em 27 ago 2019

O aquecimento doméstico de água

Redação

Os tipos de aquecimento localizado ou central para água quente no projeto e construção de uma casa podem ser elétrico, a gás ou solar. Quanto à forma de aquecimento e distribuição de água quente, existem dois sistemas básicos, o aquecimento central e aquecimento localizado, ou seja, estando próximo aos ponto de saída da água quente. O sistema mais comum de aquecimento localizado é o uso de chuveiro elétrico e torneira elétrica que aquecem a água através da eletricidade que passa por uma resistência elétrica. Este é o sistema mais utilizado na maioria das residências do país. E se em uma casa que adota tem esse sistema, então um chuveiro é instalado em cada local de aquecimento. Em locais de clima frio, podem ser instaladas torneiras elétricas nos pontos onde necessários.

aquecimento2Da Redação –

A principal vantagem do aquecimento com chuveiro elétrico é a não necessidade de uma tubulação especial para água quente. Neste casos, pode se usar somente a tubulação de PVC comum para água fria para fazer chegar até os pontos de abastecimento, tornando a instalação muito mais econômica.

Como desvantagem está o alto consumo de energia por parte do chuveiro elétrico. Entretanto, não existe outra opção mais econômica em cidades onde não existe gás encanado, exceto se optar-se por aquecimento solar.



Existem três opções de aquecimento centralizado, produzidos por aparelhos que podem ser encontradas no mercado. Trata-se de aquecimento através de boiler elétrico também chamado de aquecedor de água elétrico ou por meio do sistema a gás, ou utilizando energia solar.

O aquecimento central elétrico funciona através de um depósito ou tanque extra para aquecimento e armazenamento de água quente antes da distribu...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica