Os objetivos críticos em relação aos clientes

Alinhando o projeto e os requisitos da qualidade para atender às necessidades do cliente.

progress4Neetu Choudhary

Os projetos são esforços temporários realizados para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, de acordo com as especificações do cliente. Atender às especificações e expectativas dos clientes é um requisito crítico para qualquer projeto. Para atender a esses requisitos, os projetos passam por muitas fases, como estudos de viabilidade, coleta de requisitos, design, ensaio de desenvolvimento e implantação.

Os objetivos da qualidade são um subconjunto específico do objetivo geral do projeto e se concentram nas expectativas de qualidade declaradas e não declaradas do projeto. Os objetivos da qualidade são as expectativas críticas mensuráveis e bem definidas da qualidade do produto ou de sua aplicação final.

Geralmente, os clientes não conhecem suas expectativas de qualidade até ver o produto durante o ensaio de aceitação do usuário ou em um ambiente ativo. É quando o analista de qualidade desempenha um papel vital na compreensão de como as expectativas de qualidade dos clientes se alinham aos seus requisitos.

Os projetos com objetivos de qualidade desalinhados podem fornecer o produto ou aplicativo, mas não atendem aos objetivos críticos de qualidade. A figura abaixo, por exemplo, descreve a diferença entre os objetivos do projeto e os objetivos da qualidade para automatizar o acesso a um portão. Se o acesso ao portão for automatizado, mas seu tempo de resposta for maior do que o cliente pode tolerar, o objetivo do projeto foi atingido, mas o objetivo da qualidade não.

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Ao fornecer os requisitos, os clientes podem nem pensar em objetivos ou expectativas de qualidade, portanto, os analistas de negócios e qualidade devem identificar proativamente as expectativas de qualidade em detalhes. Por exemplo, isso pode ser feito criando diferentes cenários, análises hipotéticas, requisitos de desempenho, análises de restrições e avaliações de risco.

Atingindo os objetivos de qualidade

Há cinco etapas para estabelecer um documento de requisitos objetivos de qualidade, conforme descrito na figura abaixo:

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– Especificações dos requisitos dos negócios – Os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis e quantitativos (veja a figura abaixo). Um objetivo da qualidade como o bom desempenho não pode ser medido e quantificado porque bom é subjetivo e pode ser interpretado de maneira diferente. Os objetivos da qualidade devem ser definidos explicitamente no documento dos requisitos e acordados pelo cliente antes de iniciar o projeto.

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– Plano de gerenciamento do projeto – Depois que os objetivos da qualidade forem identificados e observados, concentre-se em como alcançá-los e nas coisas críticas necessárias para alcançá-los.

– Projeto – Essa é a fase mais crítica e deve facilitar a consecução dos objetivos da qualidade. O analista de qualidade pode apoiar o processo por meio de análises regulares de produtos de trabalho e verificações de requisitos críticos de qualidade.

Desenvolvimento – Os requisitos da qualidade também devem ser abordados durante a fase de desenvolvimento. Isso pode ser alcançado apenas se o desenvolvedor estiver ciente deles, entendê-los e incorporá-los. O projeto deve ser um documento de suporte importante para o desenvolvedor, que faz dos objetivos da qualidade na fase de projeto um dos fatores críticos de sucesso para atender às expectativas dos clientes.

– Ensaiando –  O ensaio é vital e agrega valor somente quando os objetivos de qualidade são abordados. A estratégia, os cenários e a abordagem do ensaio podem mudar com base nos objetivos de qualidade.

O gerente do projeto e o analista de garantia da qualidade monitoram os objetivos da qualidade por meio de métricas bem definidas, alinhadas com os objetivos do projeto. No exemplo de automação de acesso ao portão, o desempenho é um requisito de qualidade e o objetivo da qualidade é: o tempo de resposta para identificar o veículo usando a identificação por radiofrequência deve ser menor que cinco segundos. Ao definir métricas relacionadas a isso, essas informações críticas são monitoradas. (veja figura abaixo para exemplos de métricas.)

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Garantindo o sucesso

Cada projeto possui objetivos de qualidade diferentes, dependendo do que é crítico para o cliente. Esse é o parâmetro que o gerente de projeto pode usar para garantir que um projeto seja bem-sucedido. Identificar os objetivos de qualidade do projeto no início do seu ciclo de vida e garantir que eles sejam incorporados nas suas várias fases para obter sucesso.

Neetu Choudhary é líder de melhoria contínua com mestrado em aplicativos de computador. Ela é membro da ASQ, six sigma black belt com certificação ASQ, ISACA (Information Systems Audit and Control Association) em governança de TI corporativa, avaliadora certificada pela European Foundation for Quality Management, avaliadora de prêmios de excelência empresarial e participou como membro do júri de vários prêmios.

Fonte: Quality Progress/2019 September



Categorias:Opinião, Qualidade

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