Publicado em 15 Oct 2019

A Qualidade dos coletores solares

Redação

A energia solar é a proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, tais como aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica. É considerado uma fonte de energia renovável e sustentável. Já a eficiência de um coletor ou painel solar é expressa em porcentagem e quantifica a capacidade de ele converter a luz solar em energia elétrica. Dada a mesma quantidade de luz solar brilhando durante o mesmo período de tempo em dois coletores solares com diferentes classificações de eficiência, o mais eficiente produzirá mais eletricidade do que o menos eficiente. Em termos práticos, para dois coletores solares do mesmo tamanho físico, se um tiver uma classificação de eficiência de 21% e o outro uma classificação de eficiência de 14%, o eficiente de 21% produzirá 50% mais kWh de eletricidade sob as mesmas condições do painel com 14% de eficiência. Assim, maximizar o uso de energia e a economia de contas depende muito da eficiência do coletor solar. Esses coletores necessitam ser produzidos conforme as normas técnica a fim de oferecer durabilidade, incluindo a resistência mecânica, confiabilidade, segurança e desempenho térmico.

coletor2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

A determinação da eficiência de um coletor solar é difícil, pois não é algo que possa ser desmontado e verificado, sendo que eles só podem ser avaliados usando equipamentos especializados que destacam pequenas falhas ou pontos quentes, mas isso pode mudar quando os painéis forem instalados por alguns anos. A radiação UV do sol e as altas temperaturas do verão criam condições extremas para qualquer coletor solar montado no teto e pode levar cinco anos ou mais para que problemas potenciais de qualidade se tornem aparentes. É por isso que o período de garantia do fabricante, histórico de serviço e reputação são essenciais para a seleção de um coletor solar de qualidade.



A tecnologia solar fotovoltaica está em constante evolução e muitas novas tecnologias de painéis estão disponíveis no mercado há alguns anos. Atualmente, eles devem ter uma vida útil de mais de 25 anos, portanto, é vital usar um fabricante que t...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica