Publicado em 19 nov 2019

A Qualidade do facility management (FM)

Redação

O facility management é a função organizacional que integra pessoas, propriedade e processo dentro do ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal. Todas as organizações dependem de processos de suporte, que são, muitas vezes, críticos para seus negócios principais. O objetivo do FM é assegurar que este suporte esteja disponível de acordo com a missão e estratégia da organização, por exemplo, de forma apropriada, de qualidade e quantidade definidas e fornecidas de maneira economicamente eficiente.

facility2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

O FM abrange uma variedade de disciplinas e serviços para garantir a funcionalidade, conforto, segurança e eficiência de um ambiente construído - edifícios e terrenos, infraestrutura e imóveis., podendo incluir: operações e manutenção, gerenciamento de comunicações, gerenciamento de emergências e continuidade de negócios, gestão ambiental e sustentabilidade, hospitalidade, fatores humanos e ergonomia, gerenciamento de projetos, gestão imobiliária e imobiliária, etc.

 



Pode ser dividido em hard facilities management (Hard FM)e soft facilities management (Soft FM). O primeiro com ativos físicos, como canalizações, aquecimento e refrigeração, elevadores, etc. O segundo se concentra em tarefas executadas por pessoas como serviços de custódia, contabilidade de aluguel, catering, segurança e manutenção de terrenos, etc.

Esse mercado também se refere aos sistemas e software de gerenciamento de instalações, co...

Artigo atualizado em 02/04/2020 09:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica