Publicado em 10 dez 2019

Os perigos do fogo em produtos eletrotécnicos

Redação

Os incêndios podem ser iniciados a partir de uma fonte tão pequena quanto uma simples faísca. Entretanto, no campo dos produtos eletrotécnicos, se a escolha dos materiais e o projeto forem apropriados, a hipótese considerada é que a ignição seja improvável se o consumo de energia elétrica for inferior a 15 W. Os produtos eletrotécnicos podem queimar por diversos fatores, mas as causas mais frequentes de ignição são o aquecimento excessivo e os arco elétricos. A probabilidade de ignição dependerá do projeto do produto e do sistema, da utilização de dispositivos e de sistemas de segurança, e o tipo dos materiais utilizados. O funcionamento dos produtos eletrotécnicos gera calor e, em alguns casos, arcos elétricos e faíscas, que são fenômenos normais. Não convém que estes riscos potenciais conduzam a situações perigosas quando eles são levados em consideração, inicialmente, na fase de projeto do produto e posteriormente durante a instalação, utilização e manutenção. Os incêndios envolvendo produtos eletrotécnicos podem também ser iniciados a partir de fontes externas não elétricas, e convém que uma avaliação global do perigo de fogo inclua esta possibilidade.

fogo2Da Redação –

A transmissão, a distribuição, o armazenamento e a utilização da energia elétrica pode ter o potencial de contribuir para o perigo de incêndio. No caso dos produtos eletrotécnicos, as causas mais frequentes de ignição são o aquecimento excessivo e os arco elétricos. A probabilidade de ignição dependerá do projeto do produto e do sistema, da utilização de dispositivos e de sistemas de segurança, e o tipo dos materiais utilizados.



Na verdade, o fogo é o processo de combustão caracterizado pela emissão de calor e de efluentes do fogo, geralmente acompanhado de fumaça, de chamas, de uma incandescência ou de uma combinação destes elementos No idioma inglês, o termo fire é utilizado para designar três termos, onde dois, fogo e incêndio, se referem especificamente à combustão autossustentável com diferentes significados; e dois deles são designados por dois termos diferentes tanto em francês quanto em alemão.

Assim, os incêndios po...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica