Publicado em 14 jan 2020

Os ensaios em tubos de concreto

Redação

O tubo de concreto tem uma longa história por ser um material durável e reparável. O Cloacae Maxima, construído por volta de 180 a.C. como parte do principal sistema de esgoto de Roma, foi construído principalmente em alvenaria de pedra e concreto de cimento natural. Mais de 2.000 anos depois, partes do esgoto de concreto ainda estão em uso. Os modernos sistemas de esgoto de concreto surgiram em meados do século XIX, quando o público se conscientizou da necessidade de saneamento para controlar a propagação de doenças. Os tamanhos podem variar no seus diâmetro e, embora o tubo possa ser fabricado em uma variedade de formas, existem cinco formas padrão: circular, elíptica horizontal, elíptica vertical, arco e retangular. O formato do tubo selecionado para um projeto depende da topografia do local, importância da eficiência hidráulica e estrutural, erosão e deposição no canal do fluxo e custo. Na maioria das vezes, o formato preferido do tubo é aquele que alterará o fluxo de drenagem natural. Há ensaios para a fabricação e a aceitação de tubos de concreto de seção circular simples e armados com reforço secundário de fibras, e respectivos acessórios destinados à condução de água pluvial, esgoto sanitário e efluente industrial.

Da Redação – 

Os tubos de concreto superam outros tipos de soluções de dutos em várias categorias de impacto ambiental, como níveis de toxicidade humana e resíduos químicos/perigosos gerados. Igualmente, o concreto é muito mais durável que qualquer outro tipo de tubo. Portanto, ele pode carregar mais carga a qualquer momento e ganha força ao longo do tempo. Não pode ser enfraquecido pelo calor, umidade, mofo ou pragas, nem enferruja.

Como os tubos de concreto são produzidos em ambientes de planta altamente controlados sob rígidos padrões de produção e especificações de ensaios, eles atingem níveis consistentes de alta qualidade. Devido às suas propriedades estruturais e benefícios funcionais, os tubos de concreto tendem a atrair prêmios de seguro mais baixos do que os construídos com outros materiais de construção.

 

 

 

Sendo naturalmente resistente ao fogo, o concreto forma uma barreira altamente eficaz para a propagação do fogo e não emite fumaça tóxica qua...

Artigo atualizado em 09/06/2022 03:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica