Publicado em 11 Aug 2020

As propriedades de tração dos tubos termoplásticos

Redação

O cloreto de polivinil (PVC) é um dos materiais termoplásticos mais utilizados, comuns a muitas indústrias. A tubulação de PVC apresenta qualidade excepcional e consistente com propriedades uniformes, tornando-a a escolha preferida de fabricantes e casas personalizadas. É resistente a ácidos, álcalis, álcoois e muitos outros materiais corrosivos. Os sistemas de PVC são leves, flexíveis e resistentes, e oferecem excepcional resistência à corrosão. Devido a essas e outras propriedades de um termoplástico de engenharia de alta qualidade, as economias que podem ser obtidas na instalação inicial e nos custos de manutenção contínua são substanciais. O tubo de PVC é ideal para inúmeras aplicações, incluindo distribuição e drenagem de produtos químicos, tratamento de água e esgoto, tubulação de serviço, sistemas de irrigação, coleta de lixo e muitas outras aplicações industriais que envolvem transferência de fluidos corrosivos. A classificação da pressão varia de acordo com a programação, tamanho do tubo e temperatura. Os sistemas de PVC não devem ser usados para transportar ou armazenar ar comprimido ou gases. Possuem boa resistência química, características de fluxo superiores, baixo custo de instalação e manutenção, são leves, flexíveis, resistentes e confiáveis. Operam em temperaturas de até 140°F (60°C). Há um método para determinação das propriedades de tração de tubos termoplásticos e poliolefínicos, incluindo as seguintes propriedades: tensão de escoamento; alongamento até a ruptura.

Da Redação – 

Os tubos termoplásticos são compostos por sistemas de tubos, conexões e válvulas produzidos em termoplásticos e utilizados, exclusivamente, em aplicações de processos industriais. Os produtos são confeccionados em materiais que são normalizados bem como suas dimensões, aplicações e testes (pressão, temperatura, impacto, resistência a tração, flexão e compressão). As temperaturas máximas de tubo termoplástico para indústria são diferentes para cada material e elas dependem da pressão de trabalho, tipo de fluido entre outros fatores: PVC U – temperatura máx. 60°C; CPVC - temp. máx. 98°C; PVDF - temp. máx. 138°C; e PEAD - temp. máx. 65°C.

Os materiais possuem resistência química, não sofrendo corrosão, por conseguinte, não sofrem com entupimentos e têm vasta aplicação industrial dentro de processos onde o fluido tenha características corrosivas ou onde se deseje um fluido limpo, livre de impurezas, inclusive de bactérias. Eles são leves permitindo instalação fácil e utilização de suportes bastante leves. A vida útil se encontra acima de 15 anos quando bem aplicados e projetados.

De maneira resumida, um material termoplástico é aquele que tem forma endurecida quando está frio e quando submetido a alta temperatura, toma forma líquida. Os termoplásticos podem ser submetidos ao processo de aquecimento e fusão diversas vezes, portanto tem como vantagem a possibilidade de serem remoldados e reciclados facilmente.

Como c...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica