Publicado em 02 abr 2024

Como avaliar o grau de dispersão do negro de fumo em tubos termoplásticos

Redação

Pode-se avaliar o efeito da distribuição do negro de fumo na degradação das propriedades mecânicas do polietileno de alta densidade na forma de tubos plásticos utilizados em redes de distribuição de água. Os tubos, conexões e os compostos poliolefínicos com concentrações de negro de fumo semelhantes, mas diferentes distribuições de negro de fumo, devem ser produzidos com equipamentos de composição e extrusão em escala industrial.  Esse material pode ser projetado para adicionar resistência e durabilidade aos pneus de automóveis, proteger tubulações de água da luz ultravioleta, modular a condutividade elétrica e térmica em cabos de energia e dar tons de preto ricos e profundos a produtos como tinta. Há requisitos normativos para os métodos para a avaliação da partícula de pigmento ou negro de fumo e o tamanho da aglomeração e seu grau de dispersão em tubos, conexões e compostos poliolefínicos. Eles são aplicáveis em tubos e conexões poliolefínicos, bem como para matéria prima na forma de grão, utilizando o procedimento determinado pela especificação de referência. Também são aplicáveis em tubos, conexões e compostos poliolefínicos pigmentados com negro de fumo com um teor menor que 3%.

Da Redação – 

O polietileno tem sido o material preferido para muitas aplicações de tubos de plástico devido às suas ótimas propriedades mecânicas de curto e longo prazo, fácil processabilidade e soldabilidade. Além de uma estrutura e morfologia polimérica projetada que produz propriedades equilibradas de curto e longo prazo, medidas adequadas de estabilização contra decomposição térmica e fotodegradação são essenciais para obter o desempenho desejado de tubos plásticos a longo prazo, especialmente para transporte de água pressurizada. acima do solo.

Para este efeito, uma vasta avaliação tem sido realizada no que diz respeito à compreensão das técnicas térmicas e de fotoestabilização para aplicações exteriores de materiais de polietileno. Entre estas técnicas, o negro de fumo continua a ser a solução perfeita e mais económica para prevenir a fotodegradação do polietileno devido à exposição à luz UV. A sua eficácia contra a degradação térmica e fotodegradação de polímeros foi bem estudada e documentada usando testes de intemperismo natural e artificial de longo prazo. Também foi relatado que ele melhora o desempenho dos a...

Artigo atualizado em 02/04/2024 03:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica