Publicado em 27 out 2020

A proteção catódica de estruturas complexas

Redação

A corrosão é um processo natural que pode deteriorar estruturas metálicas e causar danos caros para o negócio. Para que a corrosão ocorra, quatro elementos devem estar presentes: um local hospedeiro de onde flui a corrente, um local de destino onde nenhuma corrente flui, um meio capaz de conduzir corrente (como água, concreto ou solo) e um caminho de metal entre os host e site de destino. A corrosão eletroquímica de metais é o processo pelo qual os íons na superfície de um metal são transferidos para outra substância (um despolarizador, ou substância menos ativa ou metal). Esses despolarizadores são oxigênio, ácidos ou cátions de metais mais passivos. A proteção catódica é freqüentemente usada para mitigar os danos da corrosão em superfícies metálicas ativas. A proteção catódica é usada em todo o mundo para proteger dutos, estações de tratamento de água, tanques de armazenamento acima e submarinos, cascos de navios e barcos, plataformas de produção offshore, barras de reforço em estruturas de concreto e píeres e muito mais. Ela frequentemente usada para proteger o aço da corrosão, causada quando dois metais diferentes são submersos em uma substância eletrolítica, como água, solo ou concreto. Este tipo de caminho condutor de metal entre os dois metais diferentes permite um caminho através do qual os elétrons livres se movem do metal mais ativo (ânodo) para o metal menos ativo (cátodo). Se os elétrons livres do ânodo não atingirem os locais ativos no cátodo antes da chegada do oxigênio, os íons nos locais ativos podem se recombinar para produzir hidróxido ferroso, ou seja, ferrugem. Em essência, a proteção catódica conecta o metal de base em risco (aço) a um metal de sacrifício que corrói no lugar do metal de base. A técnica de fornecer proteção catódica ao aço preserva o metal, fornecendo um metal altamente ativo que pode atuar como um ânodo e fornecer elétrons livres. Ao introduzir esses elétrons livres, o metal ativo sacrifica seus íons e impede a corrosão do aço menos ativo. Deve-se atentar para os parâmetros de projeto, construção, operação, inspeção e manutenção do sistema de proteção catódica de estruturas complexas em unidades industriais.

Da Redação – 

Pode-se dizer que as estruturas complexas incluem eletrodos externos. Eles, geralmente, possuem grandes superfícies, muitas vezes não revestidas, que aumentam a demanda de corrente de proteção catódica. Além disso, a distribuição desses eletrodos externos ao longo da estrutura complexa pode variar, dificultando a obtenção de uma distribuição de corrente de proteção catódica adequada.

Embora todas as influências conhecidas sejam consideradas no projeto, em virtude da complexidade do arranjo da estrutura complexa, das muitas variáveis envolvidas e da imprecisão das informações disponíveis para o dimensionamento do sistema, eventuais ajustes subsequentes ao projeto podem ser necessários, incluindo instalações de proteção catódica adicionais. Os materiais como o cobre demandam densidades de corrente superiores, se comparadas às demandadas pelo aço para atingir níveis de polarização suficientes para protegê-los catodicamente. Uma forma de minimizar este efeito pode ser a utilização de eletrodos galvanizados em sistemas de aterramento elétrico.

A proteção catódica é comumente usada para proteger várias estr...

Artigo atualizado em 27/10/2020 12:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica