Publicado em 01 dez 2020

As exigências para válvulas de escoamento em aparelhos sanitários

Redação

As válvulas de escoamento podem ser definidas como componentes destinados à condução da água de um recipiente para um desconector, o qual, posteriormente, fará o escoamento da água para o sistema de esgoto. Pode ter a característica de manter a água confinada por um determinado período de tempo, de acordo com a necessidade do usuário. São instaladas nas pias, lavatórios e tanques. A água que se utiliza passa pelas válvulas e vai para a tubulação da rede hidráulica. Pode-se escolher entre as válvulas com ou sem ladrão. Com ladrão são duas aberturas, uma delas rouba a água em excesso e evita que a pia transborde. Além disso, impede o entupimento e o mau cheiro. As válvulas são componentes em sistema de fluxo de fluido que regulam o fluxo ou a pressão do fluido. As funções das válvulas podem incluir interrupção e permissão do fluxo de fluido, controlar o fluxo de fluido, direcionamento de fluidos, prevenção de contra fluxo, controle de pressão ou alívio de pressão. Essas funções são obtidas pelo ajuste da posição do membro de fechamento da válvula, que pode ser realizado de maneira manual ou automática. A operação manual da válvula pode ser realizada por meio de operadores ou de mecanismos de potência de acionamento manual. O membro de fechamento da válvula pode ser atuado automaticamente pelo fluxo do fluido como é o caso da válvula de retenção, por exemplo, na qual o arrasto no membro de fechamento causado pelo fluxo de fluido no sentido indesejável faz com que a válvula feche. Deve-se conhecer os requisitos das válvulas de escoamento usadas em aparelhos sanitários ligados às instalações prediais de esgoto, para a captação de águas de uso doméstico.

Da Redação – 

As válvulas de escoamento de pias lavatórios e tanques são responsáveis não só por controlar o fluxo de saída d’água na cuba e dar início à canalização da água usada para o esgoto, mas também constitui uma estrutura rígida junto à cuba, que servirá de encaixe para o sifão. Essas válvulas variam sob diversos aspectos, tais como: material, diâmetro, comprimento, tipo de ralo, se são ocultas ou não, se com ou sem ladrão e se são aparafusadas ou rosqueadas por baixo.

Algumas dessas características são apenas questões de escolha, como por exemplo o material de que são feitas ou se são aparafusadas ou rosqueadas. No entanto, a maioria das outras características devem ser muito bem consideradas na hora da compra para evitar incompatibilidades. As válvulas de escoamento por fim, podem ser comuns ou ocultas. As comuns são aquelas que se consegue instalar e acessar pela parte de cima da cuba.

As ocultas são aquelas que, como o próprio nome já diz, ficam ocultas na cuba: você olha e não vê por onde exatamente a água sai. Elas são encaixadas por baixo da cuba e contam com uma borracha expansível que após ser pres...

Artigo atualizado em 01/12/2020 05:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica